
Nos últimos anos, a inteligência artificial (AI) teve um crescimento exponencial e tem sido aplicada em diversos setores. O ultimo a aderir foi o setor automóvel.
A AI tornou-se uma ferramenta fundamental em áreas como saúde, finanças, transporte, entretenimento e muito mais. Desde assistentes virtuais em dispositivos pessoais até sistemas de recomendação em plataformas de streaming, a presença da AI é cada vez mais comum no nosso dia-a-dia, facilitando processos, otimizando operações e oferecendo soluções inovadoras para desafios complexos. Este crescimento contínuo sugere que a inteligência artificial continuará a desempenhar um papel central na transformação digital e na evolução da sociedade nos próximos anos.
No Consumer Electronic Show 2024 em Las Vegas, a inteligência artificial foi a estrela foi o tema central, onde a Mercedes-Benz deu a conhecer a sua integração nos automóveis da marca alemã. O assistente virtual MBUX promete revolucionar a relação entre o condutor e o veículo, graças a um software avançado de inteligência artificial generativa. Segundo a Mercedes, este assistente virtual é caracterizado por quatro “traços de personalidade”. Por exemplo, o modo natural permite uma interação mais “humana” e espontânea. No entanto, ainda não há previsão para a sua disponibilização no mercado.
Seguindo os passos da Mercedes-Benz, também a Peugeot anunciou que o ChatGPT será integrado nos seus veículos. A partir do novo Peugeot 3008/e-3008, todos os novos modelos da marca terão o ChatGPT integrado no i-Cockpit, tendo em vista melhorar a interação entre o condutor e o assistente de voz.
De acordo com a Peugeot, esta integração promete elevar e aprimorar a experiência de utilização, uma vez que as interações com o ChatGPT serão bastante abrangentes. Por exemplo, os condutores poderão perguntar ao sistema quais os monumentos a visitar numa cidade específica ou até mesmo pedirem para o assistente contar uma anedota sobre o veículo que estão a conduzir.
Este anúncio foi feito durante o Peugeot E-Lion Day, um evento anual onde a marca francesa revela as suas maiores novidades e compromissos para o futuro. Linda Jackson, diretora executiva da Peugeot, reiterou o objetivo da marca de se tornar líder do mercado europeu de veículos elétricos até 2025, apostando numa ampla gama de modelos elétricos.
Recentemente a DS afirmou que em outubro de 2023, foi lançada a fase experimental do serviço ChatGPT no sistema DS Iris System, permitindo a integração da inteligência artificial generativa com o reconhecimento de voz.
A partir de março de 2024, todos os modelos DS 3, DS 4, DS 7 e DS 9 entregues incluirão esta funcionalidade em 18 países e 13 idiomas, nos locais onde o reconhecimento de voz já é padrão: Alemanha, Áustria, Bélgica (francês, neerlandês e alemão), Dinamarca, Espanha, França Continental, Guadalupe, Martinica, Reunião, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo (francês e alemão), Noruega, Países Baixos (neerlandês), Polônia, Portugal, República Checa, Reino Unido, Suécia e Suíça (francês, alemão e italiano).
De acordo com a DS, marca do Grupo Stellantis, os utilizadores poderão interagir com o reconhecimento de voz do DS Iris System, transformando-o num companheiro de viagem interativo. Para melhorar a experiência de viagem, a função ChatGPT faz parte do Pack Connect Plus, que também inclui navegação conectada, controle remoto, controle remoto eletrônico, alarme conectado, Send2Nav e EV Trip Planner ou e-Routes (dependendo do modelo). Este pacote é disponibilizado como padrão em todos os modelos DS Automobiles por três anos, de acordo com o fabricante.