Conheça as novas medidas da União Europeia para reduzir as emissões de gases poluentes, pelo menos, 55% até 2030.
Para combater as alterações climáticas, o Parlamento Europeu aprovou a Lei Europeia do Clima, que aumenta a meta da União Europeia (UE) de redução de emissões de gases poluentes, pelo menos, 55% até 2030, rumo à neutralidade climática até 2050.
A União Europeia lançou o pacote “Fit for 55 in 2030” tornando clara a ambição de reduzir significativamente a emissão de gases poluentes e consequentemente o crescimento das energias verdes.
Os automóveis são responsáveis pela produção de 20% das emissões de CO2 em toda a União Europeia, motivo pelo qual em junho de 2022, o Parlamento Europeu apresentou a proposta de alcançar uma mobilidade rodoviária com zero emissões de CO2 até 2035. Para alcançar estas metas, todos os carros novos que entram no mercado europeu a partir de 2035 deverão produzir zero emissões de CO2, abrindo a porta à eletrificação do setor automóvel e o desenvolvimento de soluções como o hidrogénio.
Nos últimos anos temos assistido ao fabrico de veículos movidos ao gás de petróleo liquefeito (GLP), gás natural comprimido (GNC), gás natural liquefeito (GNL) e combustíveis sintéticos e parafínicos, com menor impacto climático que os combustíveis fosseis, no entanto, a União Europeia pretende desenvolver soluções 100% ecológicas. Por este motivo, tudo indica que as fontes de energias alternativas aos combustíveis fósseis são:
- Eletricidade: os veículos elétricos não emitem gases poluentes,. Apesar do menor impacto dos veículos híbridos, estes não deixam de ser uma fonte de emissões de CO2.
- Hidrogénio: frequentemente usado para veículos rodoviários pesados e ainda num estado inicial de desenvolvimento, o hidrogénio é produzido através de fontes renováveis, biogás ou recorrendo a combustíveis fósseis.
O número de veículos elétricos na União Europeia superou os 4,4 milhões em 2022. Atualmente, o número de pontos de carregamento elétricos na União Europeia é superior a 360 000, mas a maioria está concentrada em apenas alguns países como a Alemanha, França, Itália, Países Baixos e Suécia. Até 2028, deverá haver estações de carregamento elétrico para veículos pesados, em cada 120 quilómetros de estrada. Em 2021, existiam apenas 136 pontos de abastecimento de hidrogénio na União Europeia, no entanto, prevê-se que até 2031, haverá estações de abastecimento de hidrogénio, pelo menos, a cada 200 quilómetros ao longo das principais estradas da Europa
Em setembro de 2023, a União Europeia apoiou um acordo para aumentar a produção de energias renováveis, de forma a alcáçar eficazmente as metas em 2030 e ver-se livre da dependência energética da Rússia. As novas regras visam aumentar a quota de energias renováveis no consumo final de energia da UE para 42,5% até 2030, enquanto os países da UE devem ter como objetivo 45%.