
Um radar de velocidade média é um dispositivo utilizado para medir a velocidade média de um veículo entre dois pontos. Saiba como funcionam.
Um radar de velocidade média é um dispositivo utilizado para medir a velocidade média de um veículo entre dois pontos. Ele funciona ao registar o tempo que um veículo leva para percorrer a distância entre os dois pontos e, em seguida, calcular a velocidade média com base nesse tempo e na distância percorrida.
Ao contrário do radar de velocidade instantânea, que mede a velocidade do veículo em um determinado momento, o radar de velocidade média é usado para detetar se um veículo está a cumprir com o limite de velocidade ao longo de um determinado trajeto de uma estrada ou via. Ele é frequentemente utilizado por exemplo para monitorizar a velocidade em áreas de construção, zonas escolares e residenciais ou outros locais onde é importante garantir que os condutores reduzam a velocidade num espaço específico da estrada.
Os radares de velocidade média podem ser fixos ou móveis, podem ser facilmente transportados e instalados em diferentes locais e são usados pelas autoridades de trânsito para garantir que são cumpridas as regras de trânsito e garantir a segurança nas estradas.
Os radares móveis consistem numa ferramenta importante para a prática de uma condução mais segura, dado que incentivam à redução da velocidade dos veículos e, assim, diminuir a probabilidade de um maior número de acidentes nas estradas.
No entanto, é importante lembrar que os radares móveis devem ser usados de forma responsável e justa, e as autoridades de trânsito devem garantir que os limites de velocidade sejam razoáveis e apropriados para as condições da estrada. Além disso, os condutores também devem estar atentos aos limites de velocidade e conduzir com segurança em todos os momentos.