Background

Acabou de tirar a carta? Temos alguns conselhos!

Acabou de tirar a carta? Temos alguns conselhos!

Parabéns! Concluiu com sucesso o seu exame e já tem a carta de condução! Preparado para os desafios que o esperam ao volante? 
Até tomar o hábito e ganhar conforto ao volante, as primeiras viagens sem um instrutor no lugar do copiloto podem revelar-se grandes aventuras por todas as situações que pode encontrar. 
Para o ajudar nesta primeira etapa como recém-encartado, partilhamos consigo alguns conselhos que lhe trarão mais experiência ao volante e que o tornarão num bom condutor.
  

1. Enfrente o medo

Qualquer condutor comete erros e, naturalmente, um condutor inexperiente está mais suscetível a falhar. Aplique uma condução defensiva para evitar correr o risco de se colocar em situações de perigo. Poderá sempre apanhar sustos com situações com as quais se possa deparar, mas não fique com medo nem deixe de conduzir por isso – faz tudo parte do dia-a-dia de um condutor.

 
2. Conheça o seu veículo

Quer comece a conduzir na sua própria viatura, quer comece por conduzir o carro de um familiar, terá sempre de o conhecer e de se adaptar às suas caraterísticas. 
Ajuste sempre os espelhos retrovisores e os bancos e certifique-se que sabe onde estão os botões para todos os comandos, desde luzes, a limpa para-brisas e sistema de sofagem. Conheça também a sensibilidade dos pedais do carro, bem como a sua caixa de velocidades.
Acima de tudo, confie e aprenda com o seu carro.

 
3. Circule na faixa mais à direita 

No próprio Código da Estrada aprendemos que devemos circular sempre o mais direita possível na faixa de rodagem, ficando as restantes faixas reservadas para ultrapassagens. Como são os seus primeiros tempos como condutor, não queira acelerar para lá daquilo que se sente confortável – e, claro, nunca para lá dos limites de velocidade estabelecidos para o local onde se encontra!
Não se sinta pressionado em circular mais à esquerda e arrisque ultrapassagens quando necessário, sem correr riscos
 

4. Conduza em dias de chuva

Se acaba de tirar a carta no inverno, esta é uma boa época para se adaptar rapidamente aos cenários mais adversos à condução. Nestes dias, a chuva e o vento afetam diretamente a visibilidade e as condições do piso, o que implica uma atenção redobrada sobre a estrada, os outros veículos e o seu próprio carro. 

 
5. Não peque no telemóvel

Se se recordar do que aprendeu nas aulas de Código, é proibida a condução com o telemóvel -incorre numa contraordenação muito grave. Além disso, a distração provocada pelo telemóvel, mais do que uma multa, pode custar a sua segurança e a de outros condutores ou peões.
Se surgir alguma chamada urgente, encoste o carro onde for possível e atenda, caso contrário, qualquer conversa pode esperar até estacionar o seu carro.
 

6. Pratique, pratique, pratique…

Não há outra forma de ganhar confiança e experiência ao volante a não ser praticar. Se tiver carro próprio ou um carro de um familiar, conduza um bocadinho todos os dias, em momentos diferentes do dia, em estradas com caraterísticas distintas. 
Mantenha a calma ao volante e enfrente os seus receios - dessa forma ficará cada vez mais seguro sempre que pegar no carro. Mais tarde ou mais cedo a condução será algo simples e natural.

 
Leve consigo todos os ensinamentos e bons exemplos que recebeu dos seus instrutores, respeitando sempre as boas práticas que o Código da Estrada defende. E lembre-se: a estrada não é só sua.

Preencha os seus dados para falarmos consigo.

      O prazo de defesa da minha multa termina amanhã
      Tomei conhecimento da Politica de Privacidade
      Presto o meu consentimento, livre e voluntário, para a recolha e tratamento dos meus dados pessoais para o envio de comunicações próprias e de terceiros relativas a serviços, notícias, convites, eventos, e outras atividades relacionadas com a área jurídica.