Background

Portagens: Quais aumentaram os preços?

Portagens: Quais aumentaram os preços?

Com a entrada em 2019, entraram igualmente em vigor os novos valores das portagens nas autoestradas portuguesas, como já havia sido anunciado pela Infraestruturas de Portugal (IP) no último ano, como consequência da evolução do índice de Preços ao Consumidor sem Habitação (IPCI). 

O aumento dos valores das portagens oscilará entre os 5 e os 25 cêntimos em 20 das 22 autoestradas geridas pela Infraestruturas de Portugal. Neste plano de reformulação de preços merecem destaque as autoestradas:

A25, com um aumento de 25 cêntimos nas viaturas de Classe 1;

A7, A8, A29 e A33, com uma subida de 5 cêntimos no preço;

A11, que aumentou a sua tarifa em 10 cêntimos, assim como a A28 (na Classe 1);

A22, no Algarve, e a A24 sofreram um aumento de 15 cêntimos;

Estes valores tomam como referência a viagem completa na estrada em causa.

 
A Concessão da Grande Lisboa foi alvo de um aumento no valor de 10 cêntimos apenas para viaturas da Classe 2. O Túnel do Marão mantém os seus valores (2,05€) para a Classe 1, no entanto, sofre um aumento de 5 cêntimos nas restantes 3 classes.


Mas como nem tudo são más notícias, a Infraestruturas de Portugal anunciou a manutenção dos preços das portagens nas autoestradas:

A4 - Túnel do Marão e Autoestrada Transmontana;

A23 entre Torres Novas e Abrantes;

A21 - Ericeira-Venda do Pinheiro;

A19 Litoral Oeste;

A13 e A13-1 - Pinhal Interior;

A16 - Grande Lisboa;

A41;

A42 - Grande Porto.

 

A partir do dia 1 deste mês, com a aplicação do novo regime de tarifas de portagem, os veículos com um peso bruto igual ou inferior a 2300kg e altura até 1,30m (medida na vertical do primeiro eixo) que cumpram a norma ambiental Euro 6 relativa às emissões poluentes, passaram a integrar a Classe 1, beneficiando, assim, de uma redução geral no valor a pagar nas portagens portuguesas. Porém, para que tal medida seja aplicável, estes veículos deverão ter subscrito o sistema de Via Verde.

Preencha os seus dados para falarmos consigo.

      O prazo de defesa da minha multa termina amanhã
      Tomei conhecimento da Politica de Privacidade
      Presto o meu consentimento, livre e voluntário, para a recolha e tratamento dos meus dados pessoais para o envio de comunicações próprias e de terceiros relativas a serviços, notícias, convites, eventos, e outras atividades relacionadas com a área jurídica.