Background

Regresso às aulas – as 7 dicas da Multa Zero!

Regresso às aulas – as 7 dicas da Multa Zero!

Os três meses de férias de Verão estão a terminar e um novo desafio aproxima-se: o início do novo ano escolar!
 
Desafio para filhos, netos ou sobrinhos que brevemente estarão de regresso aos recreios e às salas de aulas e em que terão de recuperar e assimilar novos hábitos e rotinas.
 
Porém para os pais, tios ou avós é também um período de recuperar rotinas e de novas aprendizagens! Desde os livros e manuais de exercícios, ao material escolar, aos novos horários e professores, o stress é algo que naturalmente surge.
 
Simultaneamente este momento de regresso às aulas é acompanhado por um incrementar de trânsito e o regresso das “horas de ponta”.
 
Quer faça o percurso de carro ou a pé para a escola com as suas crianças, a Multa Zero partilha consigo 7 dicas de como poderá enfrentar a rotina e o trânsito com boa disposição e minimizando as surpresas neste período de regresso às aulas
 
Quando fizer o percurso até à escola com as suas crianças de carro, tenha em consideração:
 
1. Sistemas de retenção
Utilize corretamente os sistemas de retenção, cadeirinhas ou bancos elevatórios para transportar as suas crianças.
Crianças com idade inferior a 12 anos e com menos de 135 cm de altura têm de se sentar em cadeirinhas homologadas e adaptadas ao seu tamanho e peso.
Os cintos de segurança para adultos não são apropriados para crianças desta idade e não podem garantir a sua segurança.
Crianças com idade superior a 12 anos (mesmo que tenham menos de 135 cm) podem viajar no banco da frente.
Não coloque a cadeirinha no banco da frente se o seu carro tiver airbag ativo de passageiros.

2. Transporte de várias crianças
No caso de transportar 3 crianças com menos de 12 anos e 135 cm de altura e se não conseguir colocar os 3 sistemas de retenção para crianças no banco traseiro, a criança de maior estatura e com mais de 3 anos, pode ir no banco da frente.
No caso de serem 4 crianças pode sentar a de maior estatura sem sistemas de retenção para crianças no banco traseiro com recurso ao cinto de segurança.
Ainda assim é aconselhado que transporte as crianças nos bancos traseiros, independentemente da idade e altura.

3. A condução com mau tempo é uma certeza
Apesar do tempo quente estar para durar, a probabilidade de as condições meteorológicas alterarem-se e da chuva regressar é maior; e com seu regresso recorde-se que as condições de aderência à estrada e a visibilidade sofrem fortes alterações. 
Moderar a velocidade e uma condução preventiva e defensiva é fundamental!
 
4. Escolha previamente o melhor local para estacionar perto da escola
No momento de chegada à escola naturalmente cada mãe, pai, tia, tio, avó ou avô procura estacionar o mais perto da entrada da escola. Porém por vezes essa escolha acaba por traduzir-se num momento de maior stress ou dificuldade. Análise a área circundante e identifique um local que torne este momento num até já tranquilo e sereno!
 
5. Entrada e saída do veículo
Deve sempre efetuar a entrada e saída da viatura pelo lado do passeio.
Quando as crianças saem do veículo, nem sempre as conseguirá ver pelos espelhos do retrovisor, pelo que deve realizar manobras com muito cuidado, especialmente a marcha-atrás.
 
6. Trânsito? É o meu momento!
O trabalho e os seus desafios em conjunto com as nossas responsabilidades diárias - em casa e na família - são por vezes uma fonte de stress! Tornar o trânsito num “amigo” poderá fazer toda a diferença para si!
Planeie as suas deslocações diárias, escolha as suas estações de rádio, músicas preferidas ou   aqueles podcasts que tanto quer ouvir! Já pensou que estar no seu carro pode ser o seu momento diário de lazer ou de aprendizagem? 
 
7. Recebeu uma mensagem? Ou uma chamada? Ambas podem esperar!
Numa era em que a sociedade vive “online” 24 sobre 24 horas, os 7 dias da semana, em que tudo parece exigir uma resposta instantânea recorde-se de algo simples: uma mensagem por responder ou uma chamada por atender podem ser devolvidas tranquilamente quando estacionar a sua viatura! Já a sua vida - ou a de outra pessoa - não permite uma hipótese de responder de volta se for perdida!
 

Caso o percurso seja - ou também o seja - efetuado a pé, tenha em conta os seguintes alertas:
 
1. Dê a conhecer o percurso até à escola
Deverá fazer o percurso até à escola algumas vezes em conjunto com as crianças para estas se ambientarem e ficarem a conhecer bem o caminho. 
 
2. Escolher o percurso mais seguro
Analise o percurso e escolha aquele que será mais seguro na sua perspetiva – com passadeiras que permitam atravessar em segurança, que apresentem passeios ou bermas para realização do percurso em segurança, com melhores condições de iluminação.
 
3. Caminhar do lado de dentro do passeio
Alerte-as para o facto de caminharem sempre do lado de dentro do passeio, afastados da estrada. Se existirem bermas devem fazer o percurso de frente para os carros e o mais afastadas possível da estrada.
 
4. Fundamental respeitar a sinalização
Recordar as principais sinalizações existentes no percurso e ensinar as crianças do seu significado e como deverão proceder.
 
5. Passadeira: a melhor amiga no momento de atravessar
Atravessarem sempre que possível na passadeira olhando para o lado esquerdo e depois para o lado direito e novamente para a esquerda para confirmarem que os veículos estão parados e a ceder passagem.
 
6. Semáforo dos peões tem de estar verde
Se existirem semáforos atravessar quando o sinal luminoso para os peões estiver verde, confirmando sempre que os carros estão parados e a ceder passagem.
 
7. Não há passadeira! E agora?
Na impossibilidade de atravessar na passadeira, explique qual o melhor local para atravessar tendo em conta a boa visibilidade de ambas as faixas de rodagem para conseguirem ver bem e serem bem vistas por quem circula na estrada. 
 
Preze pela sua segurança e dos seus filhos, netos ou sobrinhos e pela segurança rodoviária de todos.
 
A Multa Zero deseja um regresso às aulas tranquilo e em segurança!

Preencha os seus dados para falarmos consigo.

      O prazo de defesa da minha multa termina amanhã
      Tomei conhecimento da Politica de Privacidade
      Presto o meu consentimento, livre e voluntário, para a recolha e tratamento dos meus dados pessoais para o envio de comunicações próprias e de terceiros relativas a serviços, notícias, convites, eventos, e outras atividades relacionadas com a área jurídica.