Em 2023, a fatia de mercado dos carros elétricos na Europa alcançou 14,6%, ultrapassando a participação dos carros a diesel, que se situou em 13,6%.
No decorrer do ano passado, os carros elétricos novos alcançaram 14,6% do mercado total, representando 1,5 milhões de unidades vendidas, um aumento de 37% em relação a 2020, estabelecendo um novo recorde, conforme anunciado em janeiro.
Apesar de um mês de dezembro pouco dinâmico na Alemanha, o maior mercado de carros elétricos na Europa, os eletrificados conseguiram superar os automóveis a diesel ao longo do ano, como indicado pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA). Apesar do feito, observou-se uma redução de 23% em relação ao ano anterior. A queda deve-se ao alto desempenho observado em dezembro de 2022 e à queda de 47,6%, devido ao fim dos apoios à compra de automóveis elétricos.
Enquanto as vendas de carros novos na Europa apresentaram uma recuperação robusta de 13,9% no ano passado, alcançando um volume anual de vendas de 10,5 milhões de unidades, impulsionadas principalmente pelos carros híbridos e elétricos, alguns mercados como Itália (+18,9%), Espanha (+16,7%) e França (+16,1%), a registrarem aumentos significativos em comparação com 2022. A Alemanha registrou um aumento mais modesto de 7,3%, influenciado pelo desempenho inferior em dezembro, conforme mencionado anteriormente.
A ACEA confirma que os automóveis elétricos afirmaram-se como o terceiro segmento mais procurado na Europa em 2023. Os carros a gasolina continuam a liderar o mercado, com uma quota anual de 35,3%, enquanto os carros híbridos garantiram o segundo lugar, com uma participação de mercado de 25,8%.
Em Portugal, as vendas de carros elétricos apresentaram um crescimento homólogo impressionante de 85,8%, destacando-se como o quarto maior mercado em toda a União Europeia. Segundo o site Razão Automóvel, 2023 teve Tesla Model Y e o Tesla Model 3 no top 10 dos carros mais comercializados em território nacional.