Quem idealiza as cidades do futuro, têm previsto um cenário com mais espaço para pessoas e áreas verdes e menos para carros, que seriam mais raros, compactos e ecologicamente corretos. No entanto, a realidade atual mostra um panorama diferente: os automóveis estão, na verdade, ocupando mais espaço.
Segundo um estudo recente da ONG Transport & Environment (T&E), a cada dois anos, os novos carros aumentam em média um centímetro, e entre 2018 e 2023, o aumento foi de dois centímetros. Esta tendência, que é observada desde o ano 2000, prevê-se que continue, alinhada com o aumento contínuo das vendas de SUVs, tendo impactos negativos no espaço urbano, na pegada de carbono e na segurança em caso de acidente.
Neste contexto, algumas cidades europeias, como Lyon, na França, e Tübingen, na Alemanha, já tomaram medidas para aumentar o custo do estacionamento anual para esta categoria de veículos. Em Lyon, o aumento foi de 15 euros por ano, além dos 30 euros a mais em relação aos veículos elétricos. Na cidade alemã, desde 2022, é cobrado um adicional de 50% nos parques residenciais. A associação de municípios alemães também defende uma política de aumento do custo do estacionamento com base no tamanho do veículo, indicando que esta poderá ser uma tendência a curto prazo na Alemanha.
A 4 de fevereiro, o Município de Paris votou na proposta de triplicar o preço do estacionamento para SUVs e picapes, de forma a compensar o espaço adicional que ocupam e desincentivar o seu uso, o que também contribui para mais poluição. A proposta é estabelecer um valor de 18 euros por hora no centro de Paris e 12 euros nas restantes áreas. De acordo com um recente inquérito sobre o tema, entre 60% e 70% dos parisienses apoiam esta solução, na condição das receitas adicionais serem direcionadas para uma mobilidade mais sustentável, Paris provavelmente será a primeira capital europeia a liderar esta nova abordagem.
Quanto à capital portuguesa, a Câmara Municipal de Lisboa afirmou que atualmente não está a considerar nenhuma medida.
Tudo aponta para que este tema continue na agenda do Parlamento Europeu, pressionado por organizações ambientais.
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