Os dados divulgados esta terça-feira revelam que mais de 700 condutores foram apanhados a usar o telemóvel enquanto conduziam, durante a campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar”, realizada na última semana.
Num comunicado conjunto, a PSP, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) informam que fiscalizaram 50,3 mil veículos entre 7 e 13 de maio, tendo detetado 22,6 mil infrações.
A ANSR controlou cerca de 4,4 milhões de veículos, registando aproximadamente 12 mil infrações, sem nenhuma relacionada com o uso indevido de telemóvel. Já a GNR fiscalizou cerca de 124 mil veículos, identificando 6.211 infrações, das quais 535 estavam relacionadas com o uso do telemóvel.
A PSP inspecionou 47.196 veículos em todo o país, detetando 178 condutores a utilizar o telemóvel indevidamente durante a condução.
Durante a campanha da ANSR, GNR e PSP, foram contabilizados cerca de 2.732 acidentes, resultando em dez vítimas mortais, 57 feridos graves e 886 feridos ligeiros. Os acidentes fatais ocorreram nos distritos de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja.
Segundo a PSP, no mesmo período de 2023, ocorreram menos 22 acidentes, mas mais quatro vítimas mortais, 11 feridos graves e menos oito feridos ligeiros.
Esta campanha, a quinta das 12 previstas no Plano Nacional de Fiscalização da PSP para 2024, aborda temas prioritários como a velocidade, o álcool, os acessórios de segurança e o uso do telemóvel, bem como uma nova temática relacionada com a fiscalização de veículos de duas rodas a motor.
Caso seja multado, a Multa Zero ajuda-o a contestar as suas multas de trânsito para que possa manter os seus pontos e a sua carta de condução. Ligue para o 211 455 416 ou envie-nos um email para apoio@multazero.pt e exponha o seu caso juntamente com o seu auto. Nós tratamos da sua defesa.