Site icon Multa Zero

Operadores de carregamento de carros elétricos

Multa Zero

A Autoridade da Concorrência (AdC) conduziu um estudo que revela importantes obstáculos à entrada de novos concorrentes no mercado de pontos de carregamento elétrico ao longo das autoestradas.

 

Estas barreiras, conforme indicado na versão preliminar do estudo, impactam negativamente a competitividade do setor. A questão principal reside na inclusão da instalação e operação de pontos de carregamento nos contratos de subconcessão a longo prazo das áreas de serviço nas autoestradas. Isso resulta na predominância de apenas seis operadores nesse mercado, sendo que quatro deles são petrolíferas e dois têm parcerias com as mesmas.

A AdC observa que o atual enquadramento legislativo não favorece a entrada de novos agentes no setor elétrico, como os agregadores de procura, devido à obrigação dos comercializadores de eletricidade para a mobilidade elétrica em contratar o fornecimento de energia exclusivamente com comercializadores reconhecidos ou através de mercados organizados, o que representa uma barreira legal à entrada. Entre as recomendações destacadas está a revogação da possibilidade de alargar os contratos de concessão das áreas de serviço nas autoestradas sem a realização de concursos públicos, assim como a atribuição dos direitos de exploração dos pontos de carregamento nestes contratos por meio de processos competitivos.

A AdC também propõe a consideração da possibilidade de múltiplos operadores de carregamento coexistirem na mesma área de serviço. Os dados de 2022 revelam que a rede de mobilidade elétrica abrange agora pontos de carregamento em todos os municípios, com um total de 1.347 pontos em julho de 2023, demonstrando um reforço da potência elétrica disponível.

Exit mobile version