A quilometragem falsa é um problema comum a uma variedade de veículos que circulam todos os dias nas estradas portuguesas. Saiba como confirmar os quilómetros do carro.
No entanto, há forma de saber se os quilómetros do veículo foram alterados:
VERIFICAR A DOCUMENTAÇÃO DO VEÍCULO
A falsificação do conta-quilómetros pode ser verificada nos documentos do automóvel.
- Rever o livro de revisões do veículo, verificar se está carimbado, se as datas estão corretas, se não foram alteradas, assim como se não faltam páginas.
- A quilometragem também costuma estar apontada em cada inspeção: se o carro com 10 anos apenas andou 20-30 mil quilómetros, é provável que esteja alterado. Se possível comparar o número de quilómetros rodados desde a última revisão com as revisões anteriores.
VERIFICAR AS CONDIÇÕES DO VEÍCULO
- A primeira coisa a fazer é verificar como estão as peças do automóvel em termos de desgaste. Não percebendo muito de carros ou mecânica, é possível pedir ajuda a um profissional para ter uma opinião imparcial e justa. Um mecânico, por exemplo, pode dizer se o desgaste das peças corresponde aos quilómetros indicados.
- Os sinais de desgaste estão presentes tanto no interior (pedais, volante, travões, embraiagem, borrachas etc), assim como no exterior (estado da pintura, aparência da zona frontal do capô). Podem não ser uma resposta exata, mas estes são sinais que podem indicar se o veículo tem mais quilómetros do que o painel indica.
Tenha cuidado com carros com quilómetros alterados. Num enquadramento legal, é mesmo possível reunir provas que indiquem que a adulteração de quilómetros teve como objetivo uma venda, e a real intenção de enganar.