
O Natal é uma das melhores e mais aguardadas quadras festivas do ano, em muitas situações, com alguns excessos. Saiba como conduzir em segurança nesta época.
O Natal é uma das melhores e mais aguardadas quadras festivas do ano. Esta é uma época do ano repleta de momentos de convívio e diversão, pelos vários almoços e jantares de natal com familiares e amigos, e também por uma tensão enorme para conseguirmos fechar a lista infindável de prendas a oferecer (que ainda por cima deixamos para a última da hora).
Não é por acaso que nesta altura do ano o automóvel é o nosso maior aliado para conseguirmos chegar a todos os nossos compromissos à hora prevista. Pelo caminho debatemo-nos sempre com habituais obstáculos, como o trânsito caótico e o mau tempo, razões pelas quais temos de assumir cuidados especiais ao volante.
Para uma condução segura no Natal e adaptada às circunstâncias da época, Javier Delgado, engenheiro do Departamento de Segurança Passiva da SEAT, partilha 5 recomendações:
1. Como transportar uma árvore de Natal
Não dá para imaginar o Natal sem a emblemática árvore de natal, mas antes de a comprar deve ter em conta as suas dimensões e como transportá-la no automóvel de forma segura, sem dificultar a visibilidade do condutor. Se for muito grande deverá ser transportada no tejadilho e não no banco traseiro.
A árvore deve ser colocada com o tronco para a frente e, por lei, apenas poderá ultrapassar a parte traseira do veículo em 15% do seu comprimento. Para não causar estragos nem comprometer a segurança, deverá ser presa às barras do tejadilho através de cintas com esticador.
Ao transportar a árvore, é prudente conduzir devagar e evitar autoestradas.
2. Como transportar os presentes de Natal
Para arrumar os embrulhos sem comprometer a segurança e sem os danificar, estes devem ser colocados na bagageira e em nenhum caso sobre a chapeleira ou sobre o banco traseiro. Para ter uma noção dos efeitos, se fizer uma travagem brusca a 50 km/h, um objeto de 30 kg pode multiplicar o seu peso por 25, transformando-se numa massa com 750 kg.
Deverá colocar os volumes mais pesados em baixo e tão atrás quanto possível, colocando os mais leves por cima.
3. Não reduzir com excesso de roupa
Mesmo que as temperaturas sejam muito frias no exterior, não se deve conduzir demasiado agasalhado, nem com luvas ou cachecol. O excesso de roupa condiciona a liberdade de movimentos, podendo afetar a segurança. É preferível ajustar o sistema de climatização para uma temperatura de conforto de 22º.
4. Desembaciar os vidros
Nesta época é muito natural que os vidros embaciem. Embora a solução mais popular seja a de esfregar um pano ou até as costas da mão no vidro, é mais eficiente ativar a função de desembaciamento da climatização do veículo que, através do ar condicionado, retira a humidade do ar.
5. Utilize sistemas de auxílio à condução