Fraudes nas estações de carregamento dos carros eléctricos
Quishing’ em estações de carregamento: o novo golpe contra utilizadores de carros elétricos, o que é? O termo “quishing” resulta da combinação de QR code (código QR) e phishing (fraude online), e refere-se a um golpe em que os cibercriminosos manipulam os códigos QR nas estações de carregamento para redirecionar os utilizadores para páginas fraudulentas. O objetivo é roubar dados pessoais e bancários. O “quishing” é um golpe recente que envolve fraudes em estações de carregamento de carros elétricos. O nome “quishing” vem da combinação de “QR code” (código QR) e “phishing” (um tipo de fraude online onde os golpistas tentam roubar informações pessoais). O golpe acontece através de QR codes falsificados colocados nas estações de carregamento, com o objetivo de enganar os condutores de carros elétricos. Indicamos aqui como funciona o golpe: Substituição do QR code legítimo: Os burlões colocam um QR code falso ou substituem o verdadeiro código QR de uma estação de carregamento por um que leva os utilizadores a um site de phishing. Página de pagamento falsa: Quando o utilizador digitaliza o código QR, ele é redirecionado para uma página falsa de pagamento, que pode imitar a interface legítima de um serviço de carregamento. A vítima, então, insere informações de pagamento (como número do cartão de crédito, dados bancários, etc.). Roubo de dados: Os burlões usam essas informações para roubar dinheiro, fazer compras fraudulentas ou obter acesso a contas bancárias da vítima. Perda de tempo e dinheiro: Além do risco de roubo de informações, o utilizador pode achar que pagou pelo carregamento, mas o carro não está a ser carregado de forma efetiva. Como se proteger de “quishing”: Verificar os QR codes: Sempre que possível, inspecione o QR code antes de usá-lo. Se algo parecer estranho, como o link da página de pagamento ou o design do código, desconfie. Usar apps de carregamento confiáveis: Algumas redes de carregamento oferecem seus próprios aplicativos móveis, que são mais seguros. Em vez de usar o código QR, é melhor carregar o carro diretamente pelo aplicativo oficial da rede. Desconfiar de páginas desconhecidas: Se, ao digitalizar o QR code, for redirecionado para uma página que não parece autêntica ou que não corresponde à aparência do site oficial, é melhor abortar o processo e procurar um carregador fiável. O “quishing” é uma técnica nova, por isso é importante estar atento e tomar precauções adicionais ao usar estações de carregamento públicas. Devido ao aumento desse tipo de ataque cibernético, a empresa de segurança cibernética ‘ESET’ alertou sobre uma nova farsa destinada a motoristas de EV: o ‘Quishing’. Este termo refere-se a um golpe no qual o cybercounts manipula códigos QR para redirecionar os utilizadores para páginas fraudulentas com o objetivo de roubar os seus dados pessoais e bancários. Segundo relatos do Reino Unido, França e Alemanha, os burlões estão a aproveitar-se de estações de carregamento público para exibir essa tática. Como fazem isso? Cobrem códigos QR legítimos com outra falsificação. Esses códigos geralmente estão presentes nas estações de carregamento para que os motoristas possam digitalizar e aceder ao sistema de pagamento do operador. Este método é particularmente perigoso porque os códigos QR não permitem que o olho nu identifique o destino do URL antes de digitalizá-los. Desta forma, os criminosos conseguem enganar os motoristas sem suspeitar que estão a ser vítimas de fraude. O “quishing” aproveita-se da confiança dos utilizadores na tecnologia dos códigos QR e da dificuldade em identificar se o site para o qual estão a ser redirecionados é legítimo ou fraudulento. Assim, é importante que os motoristas de carros elétricos fiquem atentos e verifiquem sempre se o código QR e a página de pagamento parecem genuínos antes de procederem ao pagamento ou fornecimento de dados pessoais. 21-02-2025
Ler MaisNovos incentivos para a compra de veículos elétricos em cima da mesa
No ano passado, o Fundo Ambiental disponibilizou dez milhões de euros para a compra de veículos elétricos. Conheça o impacto. O mercado nacional de veículos elétricos em 2023 em comparação a 2022, cresceu 60,4%, totalizando 95.253 unidades vendidas. Tendo em conta apenas os veículos ligeiros, os números são impressionantes: a quota de mercado subiu de 37,1% em 2022 para 46,3% em 2023. Analisando os tipos de eletrificação separadamente, observa-se que os veículos 100% elétricos são os que mais cresceram em 2023: 100% elétricos: 36.390 unidades (+101,9%); híbridos plug-in: 27.146 unidades (+88,6%; híbridos: 28.859 unidades (+19,5%). Estes dados mostram que a venda de automóveis elétricos em Portugal mais do que duplicou em 2023, atingindo uma quota de 18,2% do mercado. As vendas de híbridos plug-in também quase duplicaram, alcançando uma quota de 13,6%. Apesar do aumento nas vendas de híbridos em 2023, este crescimento foi inferior ao do mercado geral, resultando numa diminuição da sua quota de mercado, que passou de 15,4% em 2022 para 14,5% em 2023. Estes números refletem a posição que os condutores portugueses querem assumir e obriga o Governo a considerar a revisão dos apoios à compra de veículos 100% elétricos. O Ministério do Ambiente tem estado a reavaliar os protocolos de financiamento do Fundo Ambiental para este ano, que foram preparados pelo executivo anterior, e prevê fazer alterações, pois as receitas para 2024 estavam praticamente todas comprometidas quando o Governo de Luís Montenegro assumiu funções, conforme referido ao Público através de uma fonte oficial da tutela. De acordo com o ministério liderado por Graça Carvalho, “apenas 3,5% das verbas estavam disponíveis” quando o atual Executivo tomou posse, sendo que os protocolos já assinados foram respeitados. As restantes rubricas do orçamento do Fundo Ambiental “foram avaliadas e alguns protocolos estão já prontos para serem formalizados com as entidades”, acrescenta a mesma fonte. No que se refere ao orçamento remanescente para 2024, o Governo está a ponderar as prioridades relativamente aos apoios a atribuir, conforme indicado pelo gabinete de Graça Carvalho. Esta é a razão pela qual os formulários para as candidaturas aos apoios a veículos elétricos, que normalmente são disponibilizados no site do Fundo Ambiental nos primeiros meses do ano, ainda não foram publicados. Os incentivos abrangem veículos ligeiros de passageiros, bicicletas elétricas, motociclos e carregadores para veículos elétricos. Segundo o Expresso, a rede de carregamento de veículos elétricos Mobi.E alcançou um recorde de utilização em maio, com mais de 487,5 mil carregamentos, um aumento de 70% em relação a 2023, reduzindo a emissão de mais de 34 mil toneladas de CO2. Um reflexo do crescimento do mercado de veículos elétricos.
Ler MaisTribunal de Contas Europeu e a descarbonização na União Europeia
Num relatório recentemente divulgado, o Tribunal de Contas Europeu (TCE) sublinha a potencial conflitualidade entre o Pacto Ecológico Europeu e “a soberania industrial” da União Europeia (UE) ao apostar em veículos elétricos. O Tribunal de Contas Europeu (TCE) concluiu que, apesar do apoio público no crescimento do mercado automóvel elétrico, as baterias produzidas na União Europeia (UE), estas continuam a ser mais dispendiosas do que o previsto, o que prejudica a competitividade dos automóveis elétricos europeus em comparação com os fabricantes globais, podendo também tornar os carros elétricos europeus inacessíveis para grande parte da população. Menos de 10% da produção global de baterias está localizada na Europa, sendo a China a principal produtora. O setor de baterias da UE depende da importação de recursos de países externos, com os quais os estados membros não têm acordos comerciais adequados. De acordo com os números apresentados pelo relatório, 87% do lítio em bruto é proveniente da Austrália, 80% do manganês da África do Sul e do Gabão, 68% do cobalto da República Democrática do Congo e 40% da grafite da China. O TCE também alerta para os desafios significativos nas infraestruturas de carregamento de veículos, devido à escassez de oferta e à falta de um sistema de pagamento adequado. Com as dificuldades em reduzir as emissões de gases de efeito de estufa no setor rodoviário e o desenvolvimento limitado de biocombustíveis, a UE vê nos veículos elétricos a melhor alternativa possível. A redução ou eliminação das emissões de CO2 dos automóveis de passageiros é fundamental para o combate às alterações climáticas, com o objetivo de atingir emissões de zero CO2 até 2050, ano em que a UE pretende alcançar a neutralidade carbónica.
Ler MaisOperadores de carregamento de carros elétricos
A Autoridade da Concorrência (AdC) conduziu um estudo que revela importantes obstáculos à entrada de novos concorrentes no mercado de pontos de carregamento elétrico ao longo das autoestradas. Estas barreiras, conforme indicado na versão preliminar do estudo, impactam negativamente a competitividade do setor. A questão principal reside na inclusão da instalação e operação de pontos de carregamento nos contratos de subconcessão a longo prazo das áreas de serviço nas autoestradas. Isso resulta na predominância de apenas seis operadores nesse mercado, sendo que quatro deles são petrolíferas e dois têm parcerias com as mesmas. A AdC observa que o atual enquadramento legislativo não favorece a entrada de novos agentes no setor elétrico, como os agregadores de procura, devido à obrigação dos comercializadores de eletricidade para a mobilidade elétrica em contratar o fornecimento de energia exclusivamente com comercializadores reconhecidos ou através de mercados organizados, o que representa uma barreira legal à entrada. Entre as recomendações destacadas está a revogação da possibilidade de alargar os contratos de concessão das áreas de serviço nas autoestradas sem a realização de concursos públicos, assim como a atribuição dos direitos de exploração dos pontos de carregamento nestes contratos por meio de processos competitivos. A AdC também propõe a consideração da possibilidade de múltiplos operadores de carregamento coexistirem na mesma área de serviço. Os dados de 2022 revelam que a rede de mobilidade elétrica abrange agora pontos de carregamento em todos os municípios, com um total de 1.347 pontos em julho de 2023, demonstrando um reforço da potência elétrica disponível.
Ler MaisCusto das baterias de carros elétricos vai baixar em 2024
Os custos das baterias para veículos elétricos devem descer entre 10% e 20% em 2024, em comparação com o ano anterior. A União Europeia está tenciona produzir 500 mil veículos elétricos a menos do que o previsto há dois anos, em grande parte devido à sua significativa dependência da China para o fornecimento de matérias-primas essenciais na construção de baterias. Diante da incerteza econômica e industrial, a cadeia de abastecimento do setor automóvel na Europa está a preparar-se para um ano de crescimento moderado, de acordo com a avaliação da Associação de Fornecedores Automotivos (CLEPA), conforme indicado no comunicado divulgado a 26 de janeiro. Esta avaliação é baseada em análises de mercado e num estudo recente da PwC Strategy& e Fraunhofer. Além disso, o comunicado destaca a possibilidade da introdução de baterias de íones de sódio num futuro próximo, tornando a produção de veículos elétricos mais acessíveis. A mesma análise destaca que em 2024, os países da União Europeia devem fabricar 2,6 milhões de veículos elétricos a bateria, o que representa um aumento de 35% em comparação com o ano anterior. Apesar do crescimento, as projeções ficam aquém das estimativas anteriores, que previam que a UE produzisse mais de 3 milhões de veículos elétricos neste ano, conforme previsto em 2021. É importante referir que, de acordo com a associação, as matérias-primas devem representar mais de 50% dos custos totais das baterias, provocando alguma incerteza e volatilidade devido a possíveis problemas na cadeia de abastecimento e à forte dependência da Europa das importações chinesas.
Ler MaisQueda do preço dos combustíveis após cinco semanas consecutivas a subir
Os preços dos combustíveis sofrem uma redução a partir de hoje, após cinco semanas consecutivas de aumento. Espera-se uma diminuição de 3 cêntimos por litro no preço do gasóleo simples e de 1,5 cêntimos por litro no preço da gasolina. Um dos fatores determinantes para essa variação de preços é a evolução dos valores dos refinados. Na ultima semana, o preço médio de ambos os produtos refinados ficou abaixo do registrado na semana anterior, com uma diferença de cerca de 28 dólares por tonelada no caso do gasóleo e cerca de 11 dólares por tonelada no caso da gasolina. Analisando os valores médios praticados nos postos de abastecimento na quinta-feira, conforme os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), é possível antecipar um preço médio de 1,692 euros por litro de gasolina simples 95. Quanto ao gasóleo, espera-se um valor médio de 1,619 euros por litro. Entretanto, é importante ressaltar que os valores divulgados pela DGEG representam uma média, podendo o preço efetivo variar para cima ou para baixo, dependendo do posto de abastecimento, da marca e da localização onde o veículo é abastecido. Para saber onde se localizam os postos de abastecimento mais baratos, pode consultar o site da DGEG “Preço do Combustível Online“. Selecionar a opção ‘filtrar por município’ e saiba quais os postos de abastecimento com melhores preços mais próximos de si.
Ler MaisCarros elétricos consolidam resultados em 2023
Em 2023, a fatia de mercado dos carros elétricos na Europa alcançou 14,6%, ultrapassando a participação dos carros a diesel, que se situou em 13,6%. No decorrer do ano passado, os carros elétricos novos alcançaram 14,6% do mercado total, representando 1,5 milhões de unidades vendidas, um aumento de 37% em relação a 2020, estabelecendo um novo recorde, conforme anunciado em janeiro. Apesar de um mês de dezembro pouco dinâmico na Alemanha, o maior mercado de carros elétricos na Europa, os eletrificados conseguiram superar os automóveis a diesel ao longo do ano, como indicado pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA). Apesar do feito, observou-se uma redução de 23% em relação ao ano anterior. A queda deve-se ao alto desempenho observado em dezembro de 2022 e à queda de 47,6%, devido ao fim dos apoios à compra de automóveis elétricos. Enquanto as vendas de carros novos na Europa apresentaram uma recuperação robusta de 13,9% no ano passado, alcançando um volume anual de vendas de 10,5 milhões de unidades, impulsionadas principalmente pelos carros híbridos e elétricos, alguns mercados como Itália (+18,9%), Espanha (+16,7%) e França (+16,1%), a registrarem aumentos significativos em comparação com 2022. A Alemanha registrou um aumento mais modesto de 7,3%, influenciado pelo desempenho inferior em dezembro, conforme mencionado anteriormente. A ACEA confirma que os automóveis elétricos afirmaram-se como o terceiro segmento mais procurado na Europa em 2023. Os carros a gasolina continuam a liderar o mercado, com uma quota anual de 35,3%, enquanto os carros híbridos garantiram o segundo lugar, com uma participação de mercado de 25,8%. Em Portugal, as vendas de carros elétricos apresentaram um crescimento homólogo impressionante de 85,8%, destacando-se como o quarto maior mercado em toda a União Europeia. Segundo o site Razão Automóvel, 2023 teve Tesla Model Y e o Tesla Model 3 no top 10 dos carros mais comercializados em território nacional.
Ler MaisPreço dos combustíveis aumenta hoje pela quarta semana consecutiva
A partir de hoje, os condutores irão sentir um impacto nas suas carteiras, com um aumento nos preços dos combustíveis, conforme indicado por fontes da indústria petrolífera nacional. Os postos de combustível, incluindo aqueles localizados perto de hipermercados, seguem a tendência do mercado, com aumentos previstos tanto para a gasolina como para o gasóleo. Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia mostram que esta é a quarta semana consecutiva de valorização dos combustíveis, com aumentos significativos nos últimos tempos. Nos últimos quatro períodos de aumento, o gasóleo subiu 7,4 cêntimos por litro, enquanto a gasolina teve um aumento de 5,2 cêntimos por litro. Para os condutores, isso significa um custo adicional considerável ao encher o depósito. Por exemplo, encher um tanque de 60 litros de gasolina agora custará cerca de mais 4 euros, enquanto o gasóleo ficará quase 6 euros mais caro. Atualmente, o preço médio por litro é de 1,631 euros para gasóleo simples e 1,697 euros para gasolina simples 95 em Portugal. Em termos europeus, os preços em Portugal são mais altos do que a média, com a gasolina 95 classificada como a 8ª mais cara na Europa. A diferença de preço entre Portugal e Espanha reflete principalmente a carga fiscal, sendo que, sem impostos, os preços em Portugal seriam mais baixos do que os praticados em território espanhol. No entanto, a carga fiscal elevada contribui para que os preços finais sejam mais altos. Entre os países da União Europeia, a Dinamarca lidera com a gasolina 95 mais cara, enquanto a Finlândia tem o gasóleo mais dispendioso. Estes aumentos nos preços dos combustíveis refletem não apenas as flutuações do mercado, mas também as políticas fiscais de cada país. Para saber onde se localizam os postos de abastecimento mais baratos, pode consultar o site da DGEG “Preço do Combustível Online“. Selecionar a opção ‘filtrar por município’ e saiba quais os postos de abastecimento com melhores preços mais próximos de si.
Ler MaisQual o combustível que faz os automóveis terem maior durabilidade?
A durabilidade de um veículo não é determinada apenas pelo tipo de combustível que utiliza, mas por uma combinação de fatores, incluindo o design do motor, a qualidade dos materiais, a manutenção adequada e o estilo de condução. Alguns aspetos relacionados ao tipo de combustível podem influenciar indiretamente na durabilidade do veículo. Fique a conhecer as particularidades de cada combustível: Gasolina e Diesel Convencionais: A durabilidade do motor não é diretamente influenciada pelo tipo de combustível, mas pela qualidade do combustível utilizado e pela manutenção adequada. A gasolina tende a ser menos densa e mais limpa, o que pode ajudar na redução do acúmulo de resíduos nos motores. Biocombustíveis (Etanol e Biodiesel): Biocombustíveis podem ser mais limpos e renováveis, mas sua influência direta na durabilidade do motor depende da capacidade do motor em lidar com esses combustíveis. Alguns motores podem requerer ajustes para operar com biocombustíveis em proporções diferentes. Eletricidade (Carros Elétricos): Carros elétricos geralmente têm menos partes móveis em seus motores, o que pode reduzir o desgaste mecânico. A durabilidade dos carros elétricos pode ser influenciada pela qualidade das baterias, mas avanços tecnológicos continuam a melhorar a vida útil das baterias. Gás Natural Veicular (GPL): O GPL pode ser considerado mais limpo do ponto de vista da emissão de poluentes, mas a conversão de motores para GPL, pode exigir modificações e pode influenciar na durabilidade dependendo da adaptação feita. É importante observar que, independentemente do tipo de combustível, a manutenção regular, a troca de óleo, o uso de combustíveis de qualidade e a condução responsável são fatores fundamentais para a durabilidade do veículo. Cada tipo de combustível tem suas características específicas, e os fabricantes de automóveis geralmente fornecem orientações claras sobre os cuidados necessários para garantir a longevidade do veículo.
Ler MaisCaracterísticas e benefícios de veículos híbridos
Os veículos híbridos são veículos que combinam um motor de combustão interna com um motor elétrico. Existem três tipos de carros híbridos: full hybrid, plug-in e mild hybrid. Os benefícios dos veículos híbridos incluem: Baixo consumo de combustível: Os carros híbridos são mais eficientes em termos de energia do que os carros convencionais, o que significa que você pode economizar dinheiro em combustível. Menos emissões de CO2: Os carros híbridos emitem menos gases poluentes do que os carros convencionais, o que é melhor para o meio ambiente. Mais potência: Os carros híbridos combinam um motor de combustão interna com um motor elétrico, o que significa que eles têm mais potência do que os carros convencionais. Melhor performance: Os carros híbridos têm uma aceleração mais rápida e suave graças à entrega de potência mais instantânea e linear do motor elétrico. Além disso, os carros híbridos têm custos de manutenção mais baixos do que os carros convencionais . No entanto, a escolha do tipo de carro híbrido depende de vários fatores, como o tipo de carro, o uso pretendido e o preço do combustível na sua região.
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