O que é o liquido AdBlue?
AdBlue é um líquido que reduz emissões poluentes em veículos diesel. Conheça os prós e contras. O controlo das emissões poluentes na indústria automóvel tornou-se crucial, levando ao surgimento do líquido AdBlue como uma solução. Este líquido responde às exigências dos novos protocolos ambientais, ajudando a reduzir as emissões dos automóveis. A norma ambiental Euro 6, introduzida em 2014, impôs limites mais rígidos às emissões, exigindo tecnologias de tratamento de gases poluentes e redução do consumo de combustível. O escândalo Dieselgate em 2015, que revelou falsificações nos testes de emissões de várias marcas, sublinhou a necessidade de medidas mais eficazes. Os fabricantes de automóveis foram pressionados a desenvolver tecnologias para diminuir as emissões de óxidos de azoto (NOx), resultando na criação de soluções como filtros de partículas e catalisadores SCR (Selective Catalytic Reduction). O líquido AdBlue, uma mistura de ureia pura e água desmineralizada, é injetado no sistema de escape dos veículos a diesel para reduzir as emissões de NOx. Ao entrar em contacto com os gases resultantes da combustão, o AdBlue provoca uma reação química que transforma os óxidos de azoto em vapor de água e nitrogénio, diminuindo assim a poluição. Introduzido especificamente para cumprir a norma ambiental Euro V, o AdBlue é fácil de aplicar. O bocal de enchimento pode estar localizado junto à entrada de combustível, na mala, ou no lugar do pneu sobressalente. A regularidade do reabastecimento depende da frequência e da duração das viagens planeadas, pois um depósito vazio impede o arranque do veículo. O consumo de AdBlue varia conforme a temperatura de funcionamento do sistema, as características da condução e a temperatura ambiente. Em média, estima-se um consumo de 1,5 a 2,5 litros por cada 1000 km. Para facilitar o uso, os automóveis equipados com AdBlue possuem um sistema de aviso no painel de instrumentos, notificando o condutor da necessidade de recarregar. É essencial manter o depósito de AdBlue abastecido, pois é vital para o funcionamento do veículo, diferindo dos aditivos de combustível. O custo do AdBlue é relativamente baixo, cerca de 1€ por litro, com jerricans de 5 e 10 litros disponíveis para viagens, oferecendo uma solução económica e prática. Entre as vantagens do AdBlue, destaca-se a redução significativa da pegada ecológica e a facilidade de utilização e aplicação. Os custos não são elevados, e o sistema de aviso integrado nos veículos a diesel é útil para a manutenção regular do líquido. Como desvantagem, o reabastecimento de AdBlue deve ser feito separadamente do combustível, sendo um líquido adicional e não um aditivo. Contudo, os benefícios ambientais e a simplicidade de uso tornam o AdBlue uma solução eficaz para cumprir as exigências de emissões poluentes na indústria automóvel.
Ler MaisQual a pressão certa dos pneus do carro?
Determinar a pressão correta dos pneus não só assegura uma condução mais segura, mas também prolonga a vida útil dos pneus, economizando dinheiro a longo prazo. Os pneus desempenham um papel crucial na segurança do veículo, sendo o único ponto de contacto com a estrada. Em situações como travagens repentinas ou mudanças de direção, é essencial confiar na aderência dos pneus para evitar acidentes. Manter uma pressão inferior à recomendada sobrecarrega as paredes laterais dos pneus, acelerando o desgaste. Isso resulta em pneus carecas, passíveis de multas e consumo excessivo de combustível devido à maior área de contato com o solo. Por outro lado, uma pressão excessiva concentra o peso na banda central de rolamento, acelerando o desgaste e aumentando o risco de rebentamento, especialmente em velocidades elevadas. Pneus desgastados aumentam significativamente a distância de travagem, colocando em risco a segurança. Conhecer a pressão correta dos pneus é essencial para garantir uma condução segura. A pressão ideal varia de acordo com o tipo de veículo, mas geralmente situa-se entre 2.2 BAR e 2.5 BAR. Para carros citadinos, a pressão recomendada varia entre 2.2 e 2.3 BAR, enquanto sedans, SUVs e monovolumes requerem pressões mais altas devido ao peso adicional. As informações específicas sobre a pressão correta dos pneus podem ser encontradas na placa de metal na porta do condutor do veículo.
Ler MaisOs líquidos do veículo que deve verificar com frequência
Os líquidos essenciais do veículo, como o óleo do motor, o óleo dos travões e o líquido de arrefecimento, devem ser vistos regularmente para garantir o perfeito funcionamento e segurança do seu automóvel. Verificar os líquidos do seu veículo é uma prática que deve fazer parte da sua rotina para evitar inconvenientes, especialmente para o seu bolso. O desempenho adequado do motor e outros sistemas do seu veículo dependem da condição desses líquidos. Além disso, é crucial ter muito cuidado para evitar visitas não planejadas à oficina. Descubra quais são os líquidos do veículo que devem ser verificados com mais frequência, como fazê-lo e como saber quando é hora de trocar ou reabastecer. LÍQUIDOS DO VEÍCULO PARA VERIFICAR COM FREQUÊNCIA Óleo do Motor: O óleo do motor é um lubrificante essencial usado nos motores de veículos. A função principal é lubrificar as peças móveis do motor, reduzindo o atrito entre elas e ajudando a dissipar o calor gerado pelo funcionamento do motor. A troca regular de óleo é vital para evitar danos graves. Além disso, o nível do óleo deve ser verificado pelo menos uma vez por mês, especialmente antes de longas viagens. Anticongelante: O líquido anticongelante é um composto sintético que pode ser misturado com água ou outro líquido de refrigeração para encher o sistema de arrefecimento do motor do seu carro. Como o nome indica, este líquido evita que o líquido de refrigeração congele em temperaturas baixas, garantindo que o seu veículo funcione sem problemas mesmo nos dias mais frios. Além disso, o líquido anticongelante possui propriedades que protegem o sistema de refrigeração contra a corrosão e a formação de ferrugem. Este líquido de arrefecimento é essencial para manter a temperatura do motor sob controle. Verifique-o a cada 20.000 ou 30.000 quilómetros e substitua-o a cada 40.000 quilómetros ou dois anos. Água do Limpa-brisas: Embora não seja crítico para o funcionamento do veículo, é essencial para manter uma boa visibilidade. Uma visibilidade clara é essencial para uma condução segura. A água do limpa-brisas contribui para a segurança rodoviária, permitindo que o condutor veja claramente os obstáculos, sinais de trânsito, veículos e pedestres ao longo do percurso. A água do limpa-brisas também ajuda a prevenir danos ao para-brisas, ao remover detritos e sujidade, evitando riscos e outros danos causados por partículas. Mantenha pelo menos meio depósito de água para limpeza do para-brisas. Óleo dos Travões: O óleo dos travões é um componente fundamental do sistema de travagem de um veículo. A principal função é transmitir a pressão exercida no pedal do travão para as pinças ou tambores dos travões, permitindo assim que o veículo desacelere ou pare de forma eficaz e controlada. Verifique o óleo dos travões várias vezes por ano e substitua-o a cada dois anos para garantir a segurança. Óleo da Direção: O óleo da direção é um líquido especializado usado em sistemas de direção hidráulica em veículos automóveis. Atua como um meio de transmissão de pressão, que é gerada pelo motor do veículo, para ajudar no movimento das peças móveis do sistema de direção, como a bomba hidráulica e o cilindro de direção. Isso proporciona ao condutor uma direção mais leve e mais fácil, especialmente em manobras de baixa velocidade e ao estacionar o veículo. Se o veículo tiver direção hidráulica, verifique o nível deste óleo pelo menos uma vez por ano para garantir um funcionamento suave. Ao manter estes líquidos em níveis adequados, pode garantir o bom desempenho e a segurança do seu veículo. Se notar qualquer problema ou nível baixo, não hesite em procurar um profissional para evitar complicações futuras.
Ler MaisTudo o que precisa saber para alinhar a direção do carro
Manter a direção do carro alinhada é crucial para o seu funcionamento adequado. Quando a direção está desalinhada, podem surgir problemas tanto mecânicos quanto de condução. Saiba como alinhar a direção do carro. Em termos simples, a direção alinhada é essencial para preservar a experiência de condução e a saúde do veículo. Isso porque contribui para a fluidez da condução e garante a segurança do condutor e do veículo. O alinhamento da direção envolve o ajuste das rodas do carro para que fiquem paralelas umas às outras e perpendiculares ao solo. Esse ajuste distribui a pressão de forma uniforme entre as quatro rodas. Quando a direção é alinhada, verifica-se se as quatro rodas estão em concordância e o volante é centralizado, conforme as especificações do fabricante. Isso traz várias vantagens para o condutor. Um dos principais motivos para realizar o alinhamento da direção é o fato de que, ao longo do tempo, os ângulos das rodas podem se alterar, o que pode afetar o conforto ao dirigir. Além disso, o alinhamento da direção garante o bom estado da própria direção, um desgaste uniforme dos pneus, estende a vida útil dos mesmos e proporciona segurança e conforto durante a condução. Outras vantagens incluem a redução do consumo de combustível, o menor desgaste dos pneus, uma condução mais fácil, a facilitação da condução defensiva e a maior durabilidade dos componentes da suspensão. O que é necessário saber para alinhar a direção? O alinhamento da direção envolve o ajuste dos ângulos das rodas para garantir que estejam de acordo com as especificações do fabricante. São corrigidos três componentes durante esse processo: Sopé/Camber, Avanço e Convergência/Divergência. O alinhamento da direção deve ser considerado uma rotina de manutenção e deve ser realizado pelo menos uma vez por ano ou a cada 20.000 quilômetros. Também deve ser feito sempre que houver substituição de pneus, componentes da suspensão ou da direção. Além disso, existem sinais que indicam quando o carro precisa de alinhamento, como oscilações durante a travagem, carga excessiva no veículo, volante pesado, entre outros. O custo do alinhamento da direção varia entre 10 € e 40 € para veículos ligeiros, dependendo do problema. O processo de alinhamento de cada eixo demora cerca de 30 minutos. Em resumo, manter a direção do carro alinhada é essencial para garantir uma condução segura, prolongar a vida útil do veículo e economizar dinheiro em manutenção. A prevenção é fundamental para evitar problemas futuros.
Ler MaisInspeção periódica obrigatória para motociclos a partir de 2025
O Conselho de Ministros ratificou um decreto-lei adiando para 2025 as inspeções obrigatórias para motociclos com cilindrada superior a 125 cm3. O Conselho de Ministros ratificou um decreto-lei adiando para 2025 as inspeções obrigatórias para motociclos e quadriciclos com cilindrada superior a 125 cm3. Esta medida, em consonância com uma diretiva da União Europeia voltada para a promoção da segurança rodoviária, foi prorrogada sem uma justificativa pormenorizada sobre os motivos da postergação. A partir de 2025 será obrigatório a realização de inspeções periódicas para veículos de duas rodas, semelhantes às existentes para os automóveis. Estas medidas derivam do Decreto-Lei n.º 29/2023, de 5 de maio, que transpõe para a legislação nacional a Diretiva Comunitária 2014/45/UE. Embora prevista há mais de uma década (Decreto-Lei n.º 144/2012), esta medida será implementada apenas em 1 de janeiro de 2025. Segundo a nova legislação, a obrigatoriedade de realizar inspeções periódicas será alargada a motociclos, triciclos e quadriciclos, incluindo as moto 4, com cilindrada superior a 125 cm³. Existe uma exceção para as motas elétricas, mesmo as que ultrapassam os 125 cm³, ficando estas dispensadas das inspeções obrigatórias. A primeira inspeção deve ser efetuada 5 anos após a data da primeira matrícula do veículo. Após esse período, o proprietário deve dirigir-se a um centro de inspeções para verificar se o seu veículo está apto ou não para circular na estrada. A partir desse momento, as inspeções passam a ser realizadas de dois em dois anos. Por exemplo, se o veículo foi matriculado em 2021, a primeira inspeção será em 2026 e a segunda em 2028. Pode consultar os centros de inspeção disponíveis no site do Instituto da Mobilidade e dos Transportes. Em 2024, estima-se que o custo da inspeção de um veículo de duas rodas seja de 18,08€. No entanto, este valor é revisto anualmente, acompanhando a inflação. Assim, é provável que este valor seja ajustado para cima, de acordo com a evolução desta variável.
Ler MaisQuando realizar a inspeção automóvel?
A periodicidade da Inspeção Periódica Obrigatória dos automóveis depende do tipo de veículos e varia com o decorrer dos anos após o registo da primeira matrícula. Para realizar a inspeção automóvel é necessário apresentar o livrete e título de registo de propriedade ou Documento Único Automóvel (DUA) e a ficha da última inspeção (exceto na 1ª inspeção). Consoante a categoria do seu veiculo, é a periodicidade da Inspeção Periódica varia da seguinte forma: Motociclos com cilindrada superior a 250 cm3: 1ª vez ao fim de 4 anos | 2 em 2 anos até aos 8 anos | anualmente; Triciclos com cilindrada superior a 250 cm3: 1ª vez ao fim de 4 anos | 2 em 2 anos até aos 8 anos | anualmente; Quadriciclos com cilindrada superior a 250 cm3: 1ª vez ao fim de 4 anos | 2 em 2 anos até aos 8 anos | anualmente; Automóvel ligeiro de passageiros: 1ª vez ao fim de 4 anos | 2 em 2 anos até aos 8 anos | anualmente; Automóvel ligeiro de mercadorias: 1ª vez ao fim de 2 anos | anualmente; Automóvel pesado de passageiros: 1ª vez ao fim de 1 ano| anualmente até ao 7º ano | 8º ano e seguintes, semestralmente; Automóvel pesado de mercadorias: 1ª vez ao fim de 1 ano | anualmente; Reboques e semirreboques com peso bruto igual ou superior a 750 kg e não superior a 3500 kg (exceto reboques agrícolas O2): 1ª vez ao fim de 2 anos | anualmente; Reboques e semirreboques com peso bruto igual ou superior a 750 kg e não superior a 3500 kg (exceto reboques agrícolas O2): 1ª vez ao fim de 2 anos | anualmente; Reboques e semirreboques com peso bruto superior a 3500 kg (exceto reboques agrícolas O3 e O4): 1ª vez ao fim de 1 anos | anualmente; Automóveis ligeiros licenciados para transporte público de passageiros e ambulâncias: 1ª vez ao fim de 1 ano |anualmente até ao 7º ano | 8º ano e seguintes, semestralmente; Automóveis utilizados no transporte escolar e automóveis ligeiros licenciados para a instrução: 1ª vez ao fim de 1 ano |anualmente até ao 7º ano | 8º ano e seguintes, semestralmente; Automóveis pesados e reboques com peso bruto superior a 3500 kg utilizados por corporações de bombeiros e suas associações e outros que raramente utilizam a via pública, designadamente os destinados a transporte de material de circo ou de feira, reconhecidos pelo IMTT: 1ª vez ao fim de 1 ano | anualmente. É importante referir que a inspeção deve ser feita até ao dia e mês do registo da matrícula, e nunca com mais de 3 meses de antecedência. Quando não se confirma a manutenção das boas condições de funcionamento e de segurança do veículo, o seu veiculo reprova na inspeção. Caso isso aconteça, terá de fazer a reinspecção da viatura, dentro do prazo de 30 dias, após a inspeção. Se o seu veículo não passar na reinspecção, o prazo para fazer uma nova reinspecção é de 15 dias. Consulte o site do Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT) e saiba onde fica o centro de inspeção automóvel mais próximo de si.
Ler Mais8 dicas para passar na inspeção automóvel
Todos os automóveis são obrigados a realizar a inspeção periódica. Saiba alguns procedimentos que pode adotar para passar na inspeção à primeira. Há um conjunto de verificações simples que podem ser efetuadas por si antes de levar o seu veículo à inspeção periódica, são elas: Verificar as condições de conservação do veículo; Repor eventuais perdas de fluídos do automóvel – óleo, liquido refrigerador, entre outros; Garantir a existência de triângulo e do colete retrorrefletor; Garantir a eficiência dos limpa para-brisas e de vidros partidos; O bom funcionamento da sinalização luminosa – luzes de presença, mínimos, médios, máximos, mudança de direção, perigo, travagem, marcha atrás, entre outras; Conservação dos pneus; Conservação e funcionalidade dos espelhos retrovisores: superfície refletora, fixação e regulação; Funcionamento correto dos cintos de segurança. Consulte o site do Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT) e saiba onde fica o centro de inspeção automóvel mais próximo de si. Seja prudente e evite que o seu carro reprove na inspeção periódica. A Multa Zero deseja-lhe boas viagens.
Ler MaisComo escolher os pneus adequados ao seu carro?
A escolha dos pneus adequados é crucial para garantir a segurança e o desempenho do seu veículo. Na hora de substituir os seus pneus, não olhe apenas ao preço. Lembre-se que a segurança é uma prioridade. Deixamos-lhe alguns conselhos: Respeitar as dimensões indicadas pelo fabricante do veículo, devem ter todos as mesma medida e a mesma tipologia; Procurar informações no manual do fabricante do veículo; Identificar o tipo de carro, a utilização e as condições de utilização; Verificar os códigos, etiquetas e banda de rodagem dos pneus; Não exagerar na largura e ficar atento ao peso máximo suportado pelos pneus; Escolher pneus de acordo com o clima e o estilo de condução; Verificar a procedência e evitar pneus recauchutados; Usar uma ferramenta para ajudar a escolher os melhores pneus para o seu carro. Por questões de segurança, quando mudar os pneus do seu veículo, faça-o aos pares e no mesmo eixo. Os pneus novos devem ficar sempre no eixo traseiro do veículo, para uma melhor tração e estabilidade na condução. Deverá ter sempre a preocupação de confirmar o estado dos pneus antes de levar o automóvel à inspeção, caso os pneus não estejam nas condições adequadas será chumbado.
Ler MaisGraus de anomalia da inspeção automóvel
A obrigatoriedade da inspeção automóvel, pretende garantir que todos os automóveis circulam em boas condições de funcionamento sem colocar em risco condutores, passageiros e utentes da via pública. Se for detetada algum problema, será assinalada na Ficha de Inspeção Periódica 3 tipos de anomalias: Anomalia de grau 1 (Leve): corresponde a um defeito que não afetar gravemente as condições de utilização e as condições de segurança do veículo. São permitidas apenas até 5 defeitos deste tipo. Quando o automóvel é reprovado com deficiências de grau 1, apesar de ser permitido circular com o veículo, terá um prazo de 30 dias para fazer todas as reparações antes de voltar ao centro de inspeção. Caso não faça a reparação destas anomalias, na inspeção seguinte, estas assumem o grau 2. Anomalia de grau 2 (Grave): corresponde a um defeito que afetar gravemente as condições de utilização e as condições de segurança do veículo, ou ainda que põe em dúvida a sua identificação. Normalmente estas anomalias estão associadas a problemas com o sistema de direção, de suspensão ou travagem, deixa de poder transportar passageiros ou carga até não ser aprovado na inspeção, tendo um período de 30 dias para as reparar e efetuar uma nova inspeção. Anomalia de grau 3 (Muito grave): corresponde a um defeito que afetar as condições de utilização e de segurança do veículo, obrigando a sua imobilização ou permite apenas a sua deslocação até ao local de reparação. Como acontece nas anomalias de tipo 1 e 2, tem até 30 dias para as reparar e efetuar uma nova inspeção. Adote algumas medidas para evitar que o seu automóvel seja reprovado na inspeção periódica.
Ler MaisO que é verificado na inspeção automóvel?
A inspeção automóvel pode ser feita em qualquer Centro de Inspeção Técnica de Veículos (CITV) aprovado pelo IMT. Atualmente, existem mais de 220 centros de inspeção automóvel em Portugal, pode consultar o mais próximo de si no site no site do IMT. Durante o processo da inspeção ao seu veículo, são verificados os seguintes ponto: Identificação do veículo: matrícula e número do quadro; Travões: estado, funcionamento e eficiência dos sistemas de travagem; Direção: alinhamento das rodas, entre outros fatores; Visibilidade: vidros, espelhos retrovisores e limpa-vidros; Equipamento de iluminação e sistema elétrico: faróis, bateria, luzes de presença, travagem, nevoeiro e marcha atrás, entre outros; Eixos, rodas, pneus, suspensão: estado do eixo, dimensão das rodas, estado dos pneus, amortecedores; Quadro e acessórios do quadro: tubos de escape, depósito de combustível, para-choques, transmissão, portas, fechos, bancos, entre outros; Equipamentos diversos: cintos de segurança, buzina, triângulo de pré-sinalização e colete refletor, por exemplo; Emissões: emissões de CO2 e fuga de fluidos. A Multa Zero deseja-lhe uma boa viagem.
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