Qual o combustível que faz os automóveis terem maior durabilidade?
A durabilidade de um veículo não é determinada apenas pelo tipo de combustível que utiliza, mas por uma combinação de fatores, incluindo o design do motor, a qualidade dos materiais, a manutenção adequada e o estilo de condução. Alguns aspetos relacionados ao tipo de combustível podem influenciar indiretamente na durabilidade do veículo. Fique a conhecer as particularidades de cada combustível: Gasolina e Diesel Convencionais: A durabilidade do motor não é diretamente influenciada pelo tipo de combustível, mas pela qualidade do combustível utilizado e pela manutenção adequada. A gasolina tende a ser menos densa e mais limpa, o que pode ajudar na redução do acúmulo de resíduos nos motores. Biocombustíveis (Etanol e Biodiesel): Biocombustíveis podem ser mais limpos e renováveis, mas sua influência direta na durabilidade do motor depende da capacidade do motor em lidar com esses combustíveis. Alguns motores podem requerer ajustes para operar com biocombustíveis em proporções diferentes. Eletricidade (Carros Elétricos): Carros elétricos geralmente têm menos partes móveis em seus motores, o que pode reduzir o desgaste mecânico. A durabilidade dos carros elétricos pode ser influenciada pela qualidade das baterias, mas avanços tecnológicos continuam a melhorar a vida útil das baterias. Gás Natural Veicular (GPL): O GPL pode ser considerado mais limpo do ponto de vista da emissão de poluentes, mas a conversão de motores para GPL, pode exigir modificações e pode influenciar na durabilidade dependendo da adaptação feita. É importante observar que, independentemente do tipo de combustível, a manutenção regular, a troca de óleo, o uso de combustíveis de qualidade e a condução responsável são fatores fundamentais para a durabilidade do veículo. Cada tipo de combustível tem suas características específicas, e os fabricantes de automóveis geralmente fornecem orientações claras sobre os cuidados necessários para garantir a longevidade do veículo.
Ler MaisO que é a aplicação Bolt?
A Bolt é uma empresa de mobilidade que oferece serviços de transporte, compartilhamento de carros, entrega de alimentos e compras. A Bolt opera em mais de 500 cidades em mais de 45 países na Europa, África, Ásia Ocidental e América Latina. A Bolt oferece vários serviços de transporte, incluindo viagens, entregas, compras, car-sharing e micromobilidade. A Bolt também oferece serviços para empresas, como gerenciamento de viagens para equipes e clientes. Para usar a Bolt, basta baixar o aplicativo Bolt, criar uma conta e começar a explorar as opções de transporte disponíveis. A Bolt e a Uber são duas empresas de mobilidade que oferecem serviços de transporte, compartilhamento de carros, aluguel de micromobilidade, entrega de alimentos e compras. Ambas as empresas operam em vários países e cidades ao redor do mundo. No entanto, existem algumas diferenças entre os serviços que elas oferecem. Em termos de preços, a Bolt geralmente é mais barata do que a Uber. A Bolt também oferece uma opção de pagamento em dinheiro em alguns países, enquanto a Uber não. Além disso, a Bolt tem um programa de fidelidade que permite que os usuários acumulem pontos e ganhem descontos em viagens. Em relação à segurança, ambas as empresas têm políticas rigorosas de segurança e verificação de antecedentes para seus motoristas. No entanto, a Bolt tem um recurso de segurança adicional chamado “Botão de Pânico”, que permite que os usuários entrem em contato com a polícia em caso de emergência. Em termos de opções de veículos, a Uber oferece uma ampla variedade de opções, incluindo Uber X, Uber Pool, Uber Black e Uber XL. A Bolt, por outro lado, oferece principalmente carros particulares, mas também tem uma opção de táxi em alguns países. Em suma, a Bolt e a Uber são empresas de mobilidade semelhantes, mas com algumas diferenças notáveis em termos de preços, opções de pagamento, segurança e opções de veículos.
Ler MaisConheça os serviços da Uber
A Uber é uma empresa de tecnologia que oferece serviços de transporte privado em todo o mundo desde 2009. Através da aplicação móvel da Uber, os utilizadores podem solicitar um motorista particular para levá-los a um destino específico. A aplicação Uber também permite que os utilizadores vejam o preço estimado da viagem, o tempo de espera e o perfil do motorista. A Uber oferece vários tipos de serviços de transporte, incluindo Uber X, Uber Pool, Uber Black, Uber SUV e Uber Eats. Se precisar de ajuda com a aplicação ou tiver alguma dúvida, pode entrar em contato com a equipa de suporte da Uber através da aplicação, do site ou das redes sociais. Uber X O Uber X é um serviço de transporte privado oferecido pela Uber. É uma opção mais econômica em comparação com outros serviços da Uber, como o Uber Black e o Uber SUV. O Uber X oferece viagens particulares a um preço acessível, com motoristas particulares que utilizam seus próprios veículos. A categoria Uber X é a mais popular entre os produtos da Uber no Brasil. Se você precisar de ajuda com a aplicação ou tiver alguma dúvida, pode entrar em contato com a equipe de suporte da Uber através da aplicação, do site ou das redes sociais. Uber Pool O Uber Pool é um serviço de transporte privado oferecido pela Uber que permite que os usuários compartilhem uma viagem com outros passageiros que estão indo na mesma direção. Ao escolher o Uber Pool, você pode economizar dinheiro em comparação com outras opções da Uber, como o Uber X, pois o custo da viagem é dividido entre os passageiros. O aplicativo da Uber mostra o preço estimado da viagem e o tempo de espera para o motorista chegar ao local de embarque. Além disso, o aplicativo também mostra a rota mais eficiente para pegar os passageiros e deixá-los em seus destinos. Para mais informações sobre o Uber Pool, você pode visitar o site da Uber ou entrar em contato com a equipe de suporte da Uber através da aplicação, do site ou das redes sociais. Uber Black O Uber Black é um serviço de transporte privado oferecido pela Uber. É uma opção de viagem premium que oferece aos usuários a oportunidade de viajar em carros de luxo, como sedans pretos ou SUVs. Os motoristas do Uber Black são profissionais e altamente qualificados, e os veículos são equipados com recursos de alta qualidade, como assentos de couro, ar-condicionado e muito mais. O Uber Black é uma opção mais cara em comparação com outros serviços da Uber, como o Uber X e o Uber Pool, mas oferece uma experiência de viagem mais luxuosa. Se você precisar de ajuda com a aplicação ou tiver alguma dúvida, pode entrar em contato com a equipe de suporte da Uber através da aplicação, do site ou das redes sociais . Uber SUV O Uber SUV é um serviço da Uber que oferece carros SUV de luxo para até seis passageiros. É uma opção mais cara do que outros serviços da Uber, mas oferece uma experiência de viagem mais premium. Os motoristas do Uber SUV são profissionais e devem ter seguro comercial e atender às regulamentações de transporte local . Para solicitar um Uber SUV, basta abrir o aplicativo Uber, inserir seu destino e selecionar a opção “Uber SUV” na parte inferior da tela. Depois de confirmar sua solicitação, você verá a foto e os detalhes do veículo do motorista e poderá acompanhar sua chegada no mapa . Uber Eats O Uber Eats é um serviço de entrega de comida que permite que você peça comida de seus restaurantes favoritos e a receba em sua porta. Você pode usar o aplicativo Uber Eats para fazer pedidos de comida online e escolher entre uma ampla variedade de restaurantes locais. O aplicativo Uber Eats também permite que você rastreie seu pedido e veja o status da entrega em tempo real. Para começar a usar o Uber Eats, basta baixar o aplicativo, criar uma conta e começar a explorar as opções de comida disponíveis.
Ler MaisQuem tem que usar o dístico TVDE?
Saiba quem tem que usar o dístico TVDE e quais as particularidades deste serviço. TVDE é uma sigla que significa “transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica”. Por outras palavras, TVDE identifica os automóveis que prestam serviços de transporte privado, como a Uber, a Bolt, a Cabify ou a Kapten. De acordo com a Lei n.º 45/2018, de 10 de agosto, os veículos que prestam serviços de transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica, como a Uber, a Bolt, a Cabify ou a Kapten, são obrigados a ter um dístico identificador com a sigla TVDE. A lei exige que o dístico seja colocado de forma amovível e visível no lado direito do vidro da frente e no lado esquerdo do vidro da retaguarda, sem prejudicar a visibilidade do condutor. A atividade de operador da plataforma de TVDE está sujeita a licenciamento e só pode ser exercida por empresas que cumpram as condições de acesso e exercício especificadas na lei. O licenciamento para o exercício da atividade é titulado por uma licença, mediante a comprovação de que os titulares possuem ou mantêm os requisitos de acesso à atividade. Durante o exercício da atividade, o operador da plataforma deve enviar anualmente ao IMT o certificado de registo criminal dos titulares dos respetivos órgãos de administração, direção ou gerência, ou autorizar a sua obtenção. As empresas TVDE surgiram com o objetivo de prestarem serviços que se diferenciassem das empresas de mobilidade tradicional nos seguintes aspetos: Preço: As empresas TVDE geralmente têm preços semelhantes, mas podem variar dependendo da localização, horário do dia, demanda e outros fatores, no entanto, nas grande maioria das situações, oferecem um serviço mais completo de maior qualidade e com preços mais acessíveis que as empresas de mobilidade tradicionais. Disponibilidade: A disponibilidade dos serviços pode variar de acordo com a localização e a hora do dia. A maioria da empresas TVDE têm mais motoristas disponíveis em determinadas áreas ou horários .Esta acessibilidade permite que o local e a hora a que o cliente solicita o serviço, não seja um constrangimento. Segurança: Todas as empresas TVDE têm políticas de segurança semelhantes, como verificação de antecedentes criminais dos motoristas, seguro de responsabilidade civil e proteção contra acidentes . Conforto: As empresas TVDE geralmente oferecem carros semelhantes, mas a qualidade e o conforto podem variar , mas a relação qualidade preço é por norma superior aos serviços tradicionais.
Ler MaisComo tornar-me motorista TVDE?
Para se tornar motorista TVDE em Portugal, é necessário cumprir alguns requisitos. Saiba quais. De acordo com a Lei n.º 45/2018, de 10 de agosto, para ser motorista TVDE, é necessário cumprir os seguintes requisitos: Ser titular de carta de condução de categoria B há mais de 3 anos com averbamento no grupo 2; Deter certificado de curso formação rodoviária; Ser considerado idóneo; Ser titular de CMTVDE; Dispor de um contrato escrito que com a entidade empregadora; Ter o certificado MTVDE. A formação rodoviária para motoristas TVDE tem uma duração de 50 horas e deve ser emitida por uma escola de condução ou entidade formadora legalmente habilitada. O curso deve contemplar módulos relativos a comunicação e relações interpessoais, normas legais de condução, técnicas de condução, regulamentação da atividade, situações de emergência e primeiros socorros. Para efetuar o pedido da licença de motorista TVDE, deverá consultar o site do Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT) ou deslocar-se a um balcão e solicitar o formulário de registo, apresentar a carta de condução, o certificado de curso formação rodoviária e o certificado de registo criminal. O custo da licença é de 30€. Caso já seja titular do certificado de motorista de táxi (CMT) apenas terá que pedir a emissão do CMTVDE.
Ler MaisEscapadinhas de outono
O outono é uma época maravilhosa para visitar determinadas zonas de Portugal, com temperaturas amenas e menos turistas. Aqui estão alguns dos melhores destinos para visitar em Portugal durante o outono: Parque Nacional da Peneda-Gerês: Este parque nacional é o primeiro e único parque nacional de Portugal. Com 703 km², o parque abrange picos ventosos, vales de floresta, cidades pitorescas, riachos de montanha, cachoeiras e vistas deslumbrantes. É uma excelente opção para quem quer explorar a natureza e fazer caminhadas. Vale do Douro: O Vale do Douro é uma das principais regiões vinícolas de Portugal. As colinas são cobertas por vinhas em socalcos que se tornam vermelhas e amarelas no outono. É um lugar perfeito para quem gosta de vinho e belas paisagens. Porto: A cidade do Porto é um destino turístico popular durante todo o ano, mas no outono é menos movimentada. A cidade tem uma arquitetura impressionante, vistas panorâmicas, cultura gastronômica forte e uma cena de vinho vibrante. É um lugar perfeito para quem quer experimentar a cultura portuguesa. Serra da Estrela: A Serra da Estrela é a montanha mais alta de Portugal continental. A região é conhecida por sua beleza natural, com paisagens de tirar o fôlego, florestas de faias e formações rochosas espetaculares. É um lugar perfeito para quem gosta de caminhadas e atividades ao ar livre.
Ler MaisOnde vão estar os RADARES no mês de novembro?
A Polícia de Segurança Pública (PSP) disponibiliza todos os meses a lista de radares que vão estar a monitorizar a velocidade dos veículos nas principais estradas de Portugal. Consulte a lista de radares que vão estar operacionais até final do mês de novembro de 2023 e evite ser multado, perder pontos ou ficar sem a carta de condução. O planeamento indicativo está sujeito a alterações pontuais conforme divulgado pela PSP. Mantenha a distância de segurança. E saiba que tem sempre direito à defesa! A Multa Zero deseja-lhe boas viagens. AÇORES 18-nov-23 — 16h00 — EM 510, n.º 15 (Monte Alegre), Capelas 19-nov-23 — 16h00 — ER Feteiras, Feteiras 27-nov-23 — 08h00 — ER Calhetas, Calhetas 28-nov-23 — 16h00 — Eixo Sul, Km 11,1, Rosário 08-nov-23 — 08h00-16h00 — Estrada Regional de Sta Bárbara, freguesia de Santa Bárbara, concelho de Angra do Heroísmo 09-nov-23 — 08h00-16h00 — Ribeira da Areia, freguesia da Vila Nova, concelho da Praia da Vitória 10-nov-23 — 16h00-00h00 — À Chanoca, freguesia de S. Bartolomeu, concelho de Angra do Heroísmo 11-nov-23 — 16h00-00h00 — Estrada 25 de Abril, freguesia de Santa Cruz, concelho da Praia da Vitória 07-nov-23 — 15h45-00h00 — ER 2-2ª, freguesia do Capelo, concelho da Horta 10-nov-23 — 08h00-12h00 — ER, freguesia das Bandeiras, concelho da Madalena do Pico 20-nov-23 — 18h00 — ER, freguesia da Criação Velha, concelho da Madalena do Pico 21-nov-23 — 07h45-16h30 — Avenida Gago Coutinho e Sacadura Cabral, freguesia da Conceição, concelho da Horta AVEIRO 02-nov-23 — 14h00 — Radar fixo, Avenida Europa, Aveiro 06-nov-23 — 14h00 — Radar fixo, Avenida Europa, Aveiro 08-nov-23 — 08h00 — Radar Móvel, Rua de Viseu, Aveiro 08-nov-23 — 14h00 — Radar Móvel, Rua General Costa Cascais, Aveiro 15-nov-23 — 14h00 — Radar fixo, Avenida da Universidade, Aveiro 20-nov-23 — 08h00 — Radar fixo, Avenida da Universidade, Aveiro 22-nov-23 — 08h00 — Radar fixo, Avenida Europa, Aveiro 22-nov-23 — 14h00 — Radar Móvel, Rua de Viseu, Aveiro 03-nov-23 — 09h00-12h00 — Rua Família Colares Pinto, Ovar 07-nov-23 — 09h00-12h00 — Avenida 32, Espinho 21-nov-23 — 15h00-18h00 — Rua da Circunvalação, SM Feira 28-nov-23 — 09h00-12h00 — Avenida do Casaldelo, S.J. Madeira BEJA 06-nov-23 — 16h00 — Rua Francisco Miguel Duarte, Beja 14-nov-23 — 09h00 — Rua Manuel Joaquim Delgado, Beja 17-nov-23 — 09h00 — Rua Zeca Afonso, Beja 29-nov-23 — 16h00 — Avenida Salgueiro Maia, Beja BRAGA 15-nov-23 — 10h00 — Avenida Frei Bartolomeu Mártires, Braga 16-nov-23 — 15h00 — Avenida Frei Bartolomeu Mártires, Braga 21-nov-23 — 08h30 — Circular Urbana de Guimarães 24-nov-23 — 10h00 — Avenida António Macedo, Braga 27-nov-23 — 08h30 — EN 14, Vila Nova de Famalicão BRAGANÇA 02-nov-23 — 08h00-13h00 — Estrada de Vinhais 13-nov-23 — 08h00-13h00 — N15, Mirandela 22-nov-23 — 08h00-13h00 — São Lourenço (casa do Cantoneiro), Bragança 23-nov-23 — 08h00-13h00 — Olímpio Guedes de Andrade, Mirandela CASTELO BRANCO 08-nov-23 — 21h00-23h00 — Alameda da Europa, Covilhã 14-nov-23 — 10h00-12h00 — Avenida da Europa, Castelo Branco 17-nov-23 — 08h30-10h30 — Alameda Pêro da Covilhã, Covilhã 21-nov-23 — 13h00-15h00 — Avenida Dia de Portugal, Castelo Branco COIMBRA 04-nov-23 — 09h30 — IC2, Banhos Secos (S/N), Coimbra 06-nov-23 — 08h30 — Avenida Dr. Mário Soares, Figueira da Foz 09-nov-23 — 09h30 — Estrada da Guarda Inglesa, Coimbra 16-nov-23 — 09h30 — Via Augusto Vaz Serra, Coimbra 18-nov-23 — 09h00 — Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, Figueira da Foz 20-nov-23 — 09h30 — Rua da Boucinha/Vale Figueira, Coimbra 23-nov-23 — 09h00 — Avenida Dr. Mário Soares, Figueira da Foz 26-nov-23 — 10h00 — EN 341, Coimbra ÉVORA 07-nov-23 — 13h30 — CM 1094, Estrada do Bairro de Almeirim, Évora 08-nov-23 — 15h00 — EN 18 ao Gil, Estremoz 16-nov-23 — 14h00 — ER 114-A, Estrada de Arraiolos, Évora 21-nov-23 — 15h00 — Avenida Rainha Santa Isabel, Estremoz 23-nov-23 — 14h30 — EN 114, Avenida Túlio Espanca, Évora 27-nov-23 — 10h00 — EN 18 ao Gil, Estremoz FARO 02-nov-23 — 09h00 — Rua da Cruz Vermelha Portuguesa 10-nov-23 — 09h00 — Avenida Município de Playa, V. R. Santo António (Antiga EN122) 13-nov-23 — 09h00 — Avenida 5 de Outubro, Olhão 14-nov-23 — 16h00 — Avenida A3, Portimão 15-nov-23 — 09h00 — Rua da Cruz Vermelha Portuguesa 17-nov-23 — 09h00 — Avenida de Castro Marim, V. R. Santo António 20-nov-23 — 09h00 — Avenida Heróis 1808 21-nov-23 — 08h00 — Estrada Moinho da Palmeira 21-nov-23 — 09h00 — Rua Almirante Cândido dos Reis 22-nov-23 — 08h00 — Avenida Fonte Coberta, Lagos 22-nov-23 — 09h00 — Avenida A6, Portimão 22-nov-23 — 09h00 — Avenida de Castro Marim, V. R. Santo António 27-nov-23 — 09h00 — Avenida de Castro Marim, V. R. Santo António 28-nov-23 — 08h00 — Estrada Moinho da Palmeira GUARDA 03-nov-23 — 16h00 — Avenida 25 de Abril, Guarda 14-nov-23 — 09h00 — Gouveia 16-nov-23 — 08h30 — Via de Cintura Externa da Guarda, Guarda 22-nov-23 — 08h30 — Avenida Cónego Álvaro Quintalo da Cunha, Guarda LEIRIA 10-nov-23 — 09h00-12h00 — EN 356-1, Alcogulhe, Leiria 13-nov-23 — 14h00-17h00 — Avenida Monsenhor Bastos, Peniche 17-nov-23 — 14h00-17h00 — EN 242, Km 4, Leiria 24-nov-23 — 09h00-12h00 — EN 242, Leiria, Marinha Grande 28-nov-23 — 09h30-12h00 — Rua Dr. Vieira Pereira, Caldas da Rainha LISBOA 14-nov-23 — 09h00-17h00 — Avenida da Marginal, Cascais 15-nov-23 — 08h30-12h00 — Avenida da República , Oeiras, Sentido Poente /Nascente 15-nov-23 — 13h30-16h00 — EN 249-3, Porto Salvo, Sentido Norte Sul 15-nov-23 — 14h00-17h30 — Avenida Infante D. Henrique, Lisboa 16-nov-23 — 08h30-11h30 — Avenida Capitães de Abril em Mem Martins 17-nov-23 — 08h00-16h00 — Estrada dos Salgados, Amadora 19-nov-23 — 09h00-12h00 — Avenida da República, Lisboa 22-nov-23 — 14h00-18h00 — EN 10, 125,3 km, Alhandra 23-nov-23 — 09h00-12h00 — Avenida Professor Doutor Armando dos Santos Ferreira, Loures 23-nov-23 — 14h00-17h00 — Rua Pedro Álvares Cabral, Pontinha 27-nov-23 — 14h00-17h30 — IC2, Santa Iria Azóia 29-nov-23 — 14h00-18h00 — Avenida Cidade do Porto, Lisboa MADEIRA 03-nov-23 — 08h30 — VR 1, km 29,7 (Este/Oeste), Gaula, Concelho de Santa Cruz 09-nov-23 — 08h00 — ER 116, Levada dos Ilhéus, Concelho
Ler MaisProjeto Baseline: Indicadores-Chave de Segurança Rodoviária em Portugal e na União Europeia
O Projeto Baseline tem o objetivo de obter de forma harmonizada Indicadores Chave de desempenho (ICD) de segurança rodoviária, na UE. O Projeto Baseline tem o objetivo de obter de forma harmonizada Indicadores Chave de desempenho (ICD) de segurança rodoviária, obedecendo aos mesmos requisitos metodológicos, de forma puderem ser comparáveis entre os vários países dos Estados-Membros da União Europeia. Os ICD são fundamentais para a monitorização das metas e objetivos de segurança rodoviária. Portugal obteve os seguintes resultados para os 8 indicadores: Velocidade Percentagem de veículos (ligeiro de passageiros) que circulam dentro do limite de velocidade (período diurno, dia de semana): Estradas fora das localidades 36% (*29-93%) 14º em 15 países Vias dentro das localidades 73% (21-73%) 1º em 15 países Vias dentro das localidades 73% (*21-73%) 1º em 15 países Distração Percentagem de condutores sem manusear um dispositivo portátil enquanto conduzem 96,7% (* 90,5-98,3%) 5º em 15 países Cinto de Segurança Percentagem de ocupantes do veículo (ligeiro de passageiros) que utilizam corretamente o cinto de segurança ou o sistema de retenção para crianças (período diurno, dia de semana, inspeção ao veículo) Sistema de Retenção para Crianças 92% (* 46-92%) 1º em 6 países Segurança dos Veículos Percentagem de vendas de veículos ligeiros de passageiros novos com 5 estrelas Euro-NCAP 65,7% (43,2-93,0%) Cinto de Segurança 11º em 13 países (banco de trás) 79% (24-96%) 7º em 13 países Segurança dos Veículos Percentagem de vendas de veículos ligeiros de passageiros novos com 5 estrelas Euro-NCAP 65,7% (* 43,2-93,0%) 11º em 13 países Equipamento de proteção Percentagem que utiliza capacete de proteção Utilizadores de veículos de duas rodas a motor 99,8% (* 78,9-100%) 3º em 11 países Ciclistas condutores em vias urbanas 48% (* 14-73%) 2º em 12 países Segurança das Infraestruturas Percentagem de quilómetros de extensão em estradas fora das localidades com separação de sentidos ou limite de velocidade não superior a 70km/h 27,8% (* 4,4-53,8%) 3º em 5 países Condução sob efeito de álcool Percentagem de condutores que conduzem, respeitando o limite legal da taxa de álcool no sangue permitida (testes aleatórios na via) 99,2% (* 97,3-99,9%) 3º em 7 países Assistência Pós-Acidente Tempo decorrido, entre a chamada de emergência, e a chegada ao local dos serviços de emergência, na sequência de um acidente, de que resultaram lesões corporais (valor do percentil 95, em minutos e segundos) 29:26 (18:18-53:36) 8º em 11 países (1) A Comissão Europeia (CE) definiu este ICD como a percentagem da distância percorrida em estradas com uma classificação de segurança acima de um limiar acordado. * percentagem mínima e máximas apuradas O resultado deste ICD não inclui autoestradas e apenas se refere à rede rodoviária fora de localidades, sob gestão da Infraestruturas de Portugal. Baseline Parceiros: 18 membros EU ~28 Parceiros
Ler MaisOs 5 mitos do Excesso de Velocidade
Descubra os cinco mitos perigosos em torno do excesso de velocidade nas estradas e desvende a verdade por trás deles. Num mundo acelerado, onde a velocidade parece ser a norma, é essencial parar e refletir sobre as consequências dos excessos. É especialmente relevante quando se trata de excesso de velocidade nas estradas. Embora muitos condutores acreditem que podem ultrapassar os limites sem qualquer efeito adverso, a realidade é alarmante. Vamos explorar os cinco mitos prevalentes em torno da velocidade, com base em pesquisas e dados do mundo real, para lhe fornecer uma compreensão abrangente dos riscos envolvidos. Vamos desmistificá-los e alertá-lo para a necessidade de abrir caminho para estradas mais seguras. Mito 1: A velocidade tem pouco impacto nos resultados de segurança rodoviária. Contrariamente à crença popular, o excesso de velocidade não é um assunto trivial. Na verdade, é a principal causa de morte e lesões graves nas nossas estradas. Estudos revelam que cerca de 650.000 vidas são perdidas anualmente devido a acidentes de trânsito envolvendo excesso de velocidade. Isso significa que a velocidade contribui para 30%-50% das mortes nas estradas, com um impacto mais significativo em países de baixo e médio rendimento. As razões por detrás do aumento de acidentes em velocidades mais elevadas são diversas, incluindo a redução do campo de visão do condutor e da distância de travagem. A gravidade dos acidentes aumenta também devido à maior energia cinética envolvida. Fatores como a qualidade dos travões, o peso do veículo e a condição do pavimento podem ainda prejudicar a capacidade de um carro em excesso de velocidade parar. Leia o nosso artigo sobre Testes de Colisão e o uso de bonecos simuladores. Mito 2: Pequenos aumentos de velocidade não têm impacto na segurança. A noção de que conduzir apenas 1-2 quilómetros por hora (kph) acima do limite de velocidade é inofensivo é um equívoco perigoso. Um estudo realizado na Noruega lança luz sobre a gravidade dos acidentes quando as velocidades médias são reduzidas em apenas 1 ou 2 kph. Os resultados indicam claramente que até pequenas reduções de velocidade podem influenciar significativamente os resultados dos acidentes. É essencial reconhecer que cada quilómetro acima do limite amplifica os riscos envolvidos, colocando tanto o condutor em excesso de velocidade como os outros na estrada em perigo. Mito 3: Velocidades mais baixas resultam em tempos de viagem mais longos. Muitos condutores hesitam em aderir a limites de velocidade mais baixos, temendo que isso resulte em viagens mais demoradas. A realidade prova o contrário. De acordo com um estudo da União Europeia, as supostas economias de tempo ao conduzir a velocidades mais altas são frequentemente exageradas em comparação com o tempo real poupado. Por exemplo, leva apenas mais 40 segundos para percorrer 10 km a 65 kph em vez de 70 kph. Quando fatores como parar em semáforos ou abrandar em curvas acentuadas são levados em consideração, os impactos reais no tempo de viagem são geralmente menores do que a maioria das pessoas imagina. Mito 4: Sou um condutor experiente, posso conduzir em excesso de velocidade com segurança. Este mito é alimentado pelo chamado viés de autoaperfeiçoamento. Muitos condutores consideram-se melhores do que os outros e, portanto, acreditam que as mensagens de segurança rodoviária não se aplicam a eles. Tendem a pensar que são exceções e que são capazes de conduzir em excesso de velocidade sem riscos. No entanto, todos os condutores estão sujeitos às mesmas leis da física e aos mesmos perigos das estradas. É imperativo abandonar essa noção falsa e adotar uma mentalidade de responsabilidade compartilhada na condução segura. Leia o nosso artigos sobre os Riscos e Penalidades do Excesso de velocidade em Portugal. Mito 5: As comunidades opõem-se a limites de velocidade mais baixos. Muitas vezes, os legisladores sentem relutância em implementar limites de velocidade mais baixos, temendo a oposição das comunidades. No entanto, pesquisas demonstram que as comunidades anseiam por um ambiente rodoviário mais seguro, com limites de velocidade mais baixos. Uma pesquisa realizada pela ESRA com 35.000 participantes de 32 países revelou que menos de 20% consideram aceitável conduzir acima do limite de velocidade (menos de 10% em áreas urbanas) e até 90% dos entrevistados sugeriram que as regras de trânsito deveriam ser mais rigorosas. O excesso de velocidade tem consequências graves que nos afetam a todos. Ao abordar estes cinco mitos pretendemos destacar os riscos reais envolvidos e enfatizar a importância da condução responsável. O excesso de velocidade contribui não apenas para inúmeras fatalidades e lesões graves, mas prejudica também o nosso objetivo coletivo de estradas mais seguras. Recordamos-lhe duas verdades fundamentais: até mesmo um pequeno aumento na velocidade pode causar danos, e obedecer aos limites de velocidade não afeta significativamente o tempo de viagem. Faça a diferença, um quilómetro de cada vez.
Ler Mais5 praias mais procuradas na Costa Vicentina
A Costa Vicentina é uma região plena em tesouros naturais, cenários únicos e dona de uma beleza capaz de emocionar os corações mais frios. Conheça, então, algumas das praias da Costa Vicentina que não pode perder: Praia de Odeceixe: Localizada na foz da Ribeira de Seixe, é uma praia com uma extensa faixa de areia e mar azul e tranquilo. É durante a maré baixa que o local ganha ainda mais encanto, pois formam-se pequenas lagoas por entre o areal extenso e que são, particularmente, apreciadas pelos mais novos. Praia do Malhão: Situada em Vila Nova de Milfontes, é uma praia com uma extensa faixa de areia dourada e águas cristalinas. É um ótimo lugar para relaxar e desfrutar do sol. Praia da Amoreira: Localizada em Aljezur, é uma praia com uma extensa faixa de areia e águas calmas. É um ótimo lugar para surfar ou simplesmente relaxar. Praia da Bordeira ou Carrapateira: Situada em Aljezur, é uma praia com uma extensa faixa de areia dourada e falésias impressionantes. Há muitos restaurantes, bares e lojas nas proximidades. Praia da Zambujeira do Mar: Localizada em Odemira, é uma praia com águas cristalinas e uma vista deslumbrante. É frequentemente considerada uma das praias mais bonitas da Europa.
Ler Mais