A Câmara Municipal de Lisboa arrecadou 18 milhões de euros em multas de estacionamento e contraordenações rodoviárias em 2023.
Desde 2021, o número de multas tem vindo a aumentar, tendo sido registado um novo recorde no ano passado.
Entre janeiro e dezembro, a receita proveniente das multas de estacionamento atingiu os 18 milhões de euros.
A maior parte desta receita foi gerada pela Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), que arrecadou 9,1 milhões de euros em multas.
Após o reforço das ações de fiscalização noturna em 2023, a EMEL registou um aumento de 18,4% nas contraordenações em comparação com 2022.
Em contrapartida, a EMEL bloqueou menos automóveis.
De acordo com o Jornal de Notícias, a Polícia Municipal de Lisboa também aumentou a receita proveniente das multas em 2023, totalizando 7,8 milhões de euros.
Além disso, a PSP e a Guarda Nacional Republicana (GNR) arrecadaram conjuntamente 1,1 milhões de euros em multas de estacionamento em 2023, contribuindo para este recorde.
Para além de Lisboa, no Porto também se registou um aumento nas multas de estacionamento, ultrapassando as 33 mil em 2023.
No que diz respeito a contraordenações relacionadas com excesso de velocidade, nos dois últimos anos, os radares de controlo de velocidade instalados em Lisboa rederam ao município quase 10 milhões de euros em multas.
Segundo o gabinete de imprensa da presidência da autarquia, Entre 1 de Junho de 2022 e 30 de Abril deste ano “foram detetadas nos radares fixos 548.880 infrações”.
O radar localizado na Avenida Lusíada, no sentido oeste-leste, junto ao Hospital dos Lusíadas, foi o que registou um maior volume de contraordenações de velocidades com 80.534, seguido o radar na Avenida Eusébio da Silva Ferreira (sentido leste-oeste), em frente ao Centro Comercial Fonte Nova, com 63.937.
Os aparelhos localizados nas avenidas Padre Cruz, Brasília e Infante D. Henrique constam também da lista dos dez locais com mais infrações detetadas.
Caso seja multado, a Multa Zero ajuda-o a contestar as suas multas de trânsito para que possa manter os seus pontos e a sua carta de condução. Ligue para o 211 455 416 ou envie-nos um email para apoio@multazero.pt e exponha o seu caso juntamente com o seu auto. Nós tratamos da sua defesa.