Saiba como conduzir melhor e com maior segurança no inverno.
Portugal, felizmente, não é um país habitualmente afetado por grandes catástrofes naturais. No entanto, o inverno continua a ser a época mais propícia à ocorrência de desastres motivados pelas condições atmosféricas, sendo uma boa parte deles nas estradas portuguesas.
No inverno, a chuva, o vento, o nevoeiro e, em algumas zonas do país, a neve, tornam-se obstáculos à condução, ameaçando a tranquilidade e segurança dos condutores. Todos estes elementos afetam a visibilidade do condutor, a estabilidade da viatura e as condições do asfalto, dificultando o controlo sobre a viatura na realização de manobras que, na maioria das vezes, justificam o elevado número de acidentes nesta estação.
Perante as condições adversas que o inverno traz consigo, devemos redobrar a nossa atenção e adaptar a nossa postura ao volante de forma a conseguirmos antever e evitar situações que comprometam a nossa segurança e a daqueles que partilham a estrada connosco.
1. Faça um check up a viatura
Certifique-se que a sua viatura está preparada para o inverno. Faça uma manutenção e tenha especial atenção às escovas do para-brisas, às luzes e aos pneus.
2. Consulte sempre o estado do tempo
Antes de se deslocar para o seu destino, verifique o estado do tempo e do trânsito online e vá acompanhando estas atualizações pela rádio para saber o que o pode esperar.
3. Circule a velocidades inferiores
Independentemente da estação do ano, como condutor responsável, deve circular dentro dos limites de velocidade impostos. Com o piso molhado, lembre-se que o tempo de travagem do seu veículo aumenta, correndo o risco de perder o controlo da viatura e de se colocar numa situação delicada.
4. Aumente a distância de segurança
Com a redução geral da visibilidade graças às condições climatéricas, é prudente aumentar a distância de segurança para o veículo da frente, de forma a evitar manobras arriscadas e travagens bruscas.
5. Mantenha uma condução defensiva
Além de circular a velocidades inferiores e de manter uma distância de segurança superior em relação aos outros veículos, não se aventure em ultrapassagens a outros condutores. Poderá perder o controlo da viatura ao acelerar.
6. Aposte no conforto ao volante
Certifique-se que não tem excesso de roupa que possa condicionar os seus movimentos. Se utilizar o ar condicionado, mantenha uma temperatura estável.
A segurança rodoviária está nas mãos dos condutores. Adapte sempre a sua condução ao contexto em que circula para seu bem e de todos aqueles que partilham a via consigo.
A Multa Zero deseja-lhe boa viagem.