
Depois de implementada noutros países pelo mundo, a primeira passadeira 3D já foi desenhada em Portugal!
A iniciativa visa a redução gradual de velocidade, através de uma ilusão de ótica, e é pioneira no país.
Os mais distraídos que passem na estrada paralela ao Colégio Novo da Maia podem não reparar que o aspeto da passadeira que fica junto àquela instituição de ensino, mudou. Com o intuito de aumentar a segurança rodoviária, a Avenida Monte Penedo, em Milheirós, na Maia, tem agora a primeira passadeira 3D de Portugal. O objetivo é criar uma ilusão de ótica aos condutores e, assim, fazer com que reduzam automaticamente a velocidade ao verem uma “passadeira flutuante”.
Segundo o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, em declarações à agência Lusa, este investimento tem “potencialidades no incremento da segurança rodoviária, particularmente na defesa dos peões”. “Por isso esta solução ficará em teste e se a sua eficácia der provas no terreno eventualmente passará a ser usada noutros locais do concelho.”
Em Portugal, este é um projeto pioneiro e é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal da Maia, a Monroe e o piloto Tiago Monteiro. Lá fora, todavia, já existem vários exemplos de passadeiras 3D. A primeira foi pintada no Japão, mas a solução também já foi implementada em Ísafjorour, na Islândia, assim como na Índia, na China ou na Rússia.