Já a partir de 2022, todos os carros, a combustão e elétricos, vão ter um limitador de velocidade, segundo uma aprovação recente do Parlamento Europeu.
Além disso, vão também passar a incorporar uma caixa negra que regista os consumos. Esta medida decorre de estudos de sinistralidade rodoviária como o revelado pelo Conselho Europeu de Segurança nos Transportes (ETSC) que indica que apenas entre 2008 e 2018 morreram mais de oito mil crianças nas estradas europeias.
O limitador de velocidade é um sistema que permite estabelecer a velocidade máxima a que o condutor deseja conduzir. Só atua quando o condutor excede o limite que estabeleceu. Distingue-se do regulador e do cruise control porque não obriga a conduzir sempre à mesma velocidade que estabeleceu.
A limitação automática de velocidade pode também ser feita à custa de uma câmara instalada no carro que reconhece o limite de velocidade imposto para cada via e ajusta automaticamente a sua própria velocidade àquele limite. Veja este vídeo sobre como funciona o Intelligent Speed Assistance (ISA).
Com as possibilidades que a tecnologia nos oferece cada vez mais, os próximos passos serão a integração de sistemas de travagem automática de emergência, alcoolímetros e caixas negras como a dos aviões.
A maioria dos condutores portugueses já recebeu uma multa por excesso de velocidade, que impacta na perda de pontos na carta e pode inibir a condução.
A equipa Multa Zero sugere atenção aos limites impostos e oferece o seu vasto conhecimento em direito rodoviário e experiência para contestar nesses momentos.