O que é o IUC?
O montante do IUC a pagar depende de vários fatores, incluindo a cilindrada do veículo, a idade, entre outros fatores. Segundo informação divulgada pela DECO, muitos condutores vão pagar mais de IUC em 2024. “DECO Proteste diz que os consumidores devem conhecer “alternativas” e defende que “penalizar ainda mais tantos consumidores que já estão no limite da sua capacidade financeira” não parece ser a “melhor solução”.” O IUC (Imposto Único de Circulação) é um imposto aplicado em Portugal que incide sobre a propriedade e a utilização de veículos automóveis. Este imposto foi introduzido para substituir o antigo imposto de circulação e tem como objetivo principal contribuir para a manutenção das estradas e infraestruturas de transporte, bem como promover a eficiência energética e a redução das emissões de poluentes. O montante do IUC a pagar depende de vários fatores, incluindo a cilindrada do veículo, a sua idade, o tipo de combustível que utiliza e as emissões de CO2. Veículos mais antigos e menos eficientes em termos de emissões tendem a pagar um IUC mais elevado do que veículos mais novos e mais amigos do ambiente. O IUC deve ser pago anualmente, e a falta de pagamento deste imposto pode resultar em penalizações e coimas. É importante para os proprietários de veículos em Portugal estarem cientes das suas obrigações fiscais relacionadas com o IUC para evitar problemas legais. “É de referir que as taxas do IUC vão aumentar para todas as categorias em 2024 de acordo com a taxa de inflação, segundo a proposta do OE2024. A estimativa de crescimento da receita de IUC é de 98,2 milhões de euros (+20,1%) e reflete também as medidas de política para o OE, “como a criação da componente ambiental para os veículos de categorias A e E de IUC, no quadro de instrumentos de fiscalidade verde”. O Governo vai avançar com uma reforma ambiental do IUC, que irá aumentar para os veículos mais antigos – e que não estão isentos do pagamento deste imposto -, segundo a proposta do OE2024. Segundo o relatório que acompanha a proposta de OE2024, serão abrangidos os veículos com matrícula até 2007 de “categoria A e E”. Ou seja, cerca de três milhões de veículos de categoria A de 500 mil da categoria E. Significa isto que o IUC será agravado para carros com matrícula entre 1981 e 2007.”
Ler MaisRevalidação da Carta de Condução
Saiba como efetuar o processo de renovação ou atualização de um documento de habilitação ou carta de condução. A revalidação da carta de condução, em geral, se refere ao processo de renovação ou atualização de um documento de habilitação ou carta de condução. Esse processo é necessário em muitos países para garantir que os condutores continuem a atender aos requisitos legais e de segurança para operar veículos automotores. Em Portugal, para revalidar a carta de condução deve se deslocar a uma balcão de atendimento dos serviços regionais e distritais do IMT, a um Espaços Cidadão ou a uma conservatória do registo civil (categorias A e B) e é necessário apresentar os seguintes documentos: carta de condução documento de identificação número de identificação fiscal (NIF) atestado médico certificado de aptidão psicológica (apenas pessoas com mais de 50 anos de idade). Os motivos para a revalidação da carta de condução podem incluir: Vencimento: A maioria das cartas de condução têm uma data de validade após a qual precisam ser renovadas. Atualização de informações: Caso tenha mudado de endereço, nome ou outras informações pessoais desde a emissão da sua carta de condução, pode ser necessário atualizá-la. Avaliação médica: Alguns países exigem que os condutores realizem avaliações médicas periódicas para garantir que ainda estão aptos para conduzir com segurança, especialmente à medida que envelhecem. Atualização de conhecimentos: Em alguns casos, os condutores podem ser obrigados a fazer um teste de conhecimentos teóricos ou práticos para demonstrar que ainda têm as habilidades necessárias para conduzir com segurança. Os requisitos para a revalidação da carta variam de acordo com as leis e regulamentos de trânsito de cada país ou jurisdição. Portanto, é importante verificar as regulamentações específicas do seu local de residência ou onde sua carta de condução foi emitida para entender os procedimentos e requisitos para a revalidação da mesma. Geralmente, os órgãos de trânsito ou departamentos de veículos automotores (ou equivalente) são responsáveis por supervisionar esse processo. No entanto, a Presidência do Conselho de Ministros e Infraestruturas, define mecanismos de revalidação automatizada das cartas de condução. A revalidação automatizada das cartas de condução é um processo que visa tornar mais eficiente e conveniente a renovação dos documentos de habilitação para condução de veículos. Os mecanismos de revalidação automatizada podem variar de país para país, mas geralmente envolvem tecnologia e automação para simplificar o processo. Abaixo estão alguns dos mecanismos comuns utilizados nesse processo: Notificações por Email ou SMS: Os titulares de carta de condução recebem notificações eletrónicas quando a sua carta está prestes a expirar, informando-os sobre os próximos passos para a renovação. Renovação Online: Um sistema online permite que os titulares de carta de condução solicitem a renovação através de um portal seguro na internet. Isso pode envolver o preenchimento de um formulário eletrónico e o pagamento das taxas necessárias. Verificação de Elegibilidade: O sistema verifica automaticamente se o titular da carta de condução é elegível para renovar o documento, com base em critérios como idade, histórico de condução e quaisquer restrições associadas à carta. Autenticação Segura: Os titulares de carta de condução são frequentemente solicitados a autenticar a sua identidade de forma segura, por exemplo, através de sistemas de autenticação biométrica ou envio de documentos digitalizados. Verificação de Histórico: O sistema pode verificar automaticamente o histórico do titular da carta de condução, incluindo incidentes ou infrações de trânsito recentes. Se houver problemas, o processo de renovação pode ser negado ou requerer ação adicional. Pagamento Online: Os titulares de carta de condução podem pagar as taxas de renovação online, com opções de pagamento seguras, como cartões de crédito ou débito. Processamento Rápido: Após a aprovação da renovação, o sistema pode gerar automaticamente uma nova carta de condução ou uma versão digital do documento, que pode ser baixada ou enviada por correio. Entrega em Casa: As novas cartas de condução são frequentemente enviadas para a morada do titular de forma segura. Lembretes Automatizados: Após a renovação, o sistema pode ser configurado para enviar lembretes automáticos sobre a próxima renovação, garantindo que os titulares não esqueçam de manter a sua carta atualizada. Acompanhamento Online: Os titulares de carta de condução podem acompanhar o estado do seu pedido de renovação através de um portal online, facilitando a transparência e a comunicação. Estes mecanismos automatizados podem ajudar a simplificar o processo de renovação das cartas de condução, tornando-o mais conveniente e eficiente para os titulares, ao mesmo tempo em que permite às autoridades de trânsito manter um controlo rigoroso sobre a validade das cartas e garantir a segurança nas estradas. A revalidação da carta de condução pode ser requerida nos seis meses que antecedem o termo de validade do título e deve ser revalidada de acordo com as idades. Em Portugal Consulte mais informação em Instituto da Mobilidade e dos Transportes.
Ler MaisVai pagar mais IUC?
Se tiver veículos registados antes de 2007, prepare-se, o Imposto Único de Circulação (IUC) vai aumentar. Segundo informação divulgada pela DECO, muitos condutores vão pagar mais de IUC em 2024. “DECO Proteste diz que os consumidores devem conhecer “alternativas” e defende que “penalizar ainda mais tantos consumidores que já estão no limite da sua capacidade financeira” não parece ser a “melhor solução”. Afinal o que o IUC? O IUC (Imposto Único de Circulação) é um imposto aplicado em Portugal que incide sobre a propriedade e a utilização de veículos automóveis. Este imposto foi introduzido para substituir o antigo imposto de circulação e tem como objetivo principal contribuir para a manutenção das estradas e infraestruturas de transporte, bem como promover a eficiência energética e a redução das emissões de poluentes. O montante do IUC a pagar depende de vários fatores, incluindo a cilindrada do veículo, a sua idade, o tipo de combustível que utiliza e as emissões de CO2. Veículos mais antigos e menos eficientes em termos de emissões tendem a pagar um IUC mais elevado do que veículos mais novos e mais amigos do ambiente. O IUC deve ser pago anualmente, e a falta de pagamento deste imposto pode resultar em penalizações e coimas. É importante para os proprietários de veículos em Portugal estarem cientes das suas obrigações fiscais relacionadas com o IUC para evitar problemas legais. “É de referir que as taxas do IUC vão aumentar para todas as categorias em 2024 de acordo com a taxa de inflação, segundo a proposta do OE2024. A estimativa de crescimento da receita de IUC é de 98,2 milhões de euros (+20,1%) e reflete também as medidas de política para o OE, “como a criação da componente ambiental para os veículos de categorias A e E de IUC, no quadro de instrumentos de fiscalidade verde”. O Governo vai avançar com uma reforma ambiental do IUC, que irá aumentar para os veículos mais antigos – e que não estão isentos do pagamento deste imposto -, segundo a proposta do OE2024. Segundo o relatório que acompanha a proposta de OE2024, serão abrangidos os veículos com matrícula até 2007 de “categoria A e E”. Ou seja, cerca de três milhões de veículos de categoria A de 500 mil da categoria E. Significa isto que o IUC será agravado para carros com matrícula entre 1981 e 2007.”
Ler MaisCarros elétricos: Lei das baterias elétricas
Em agosto entrou em vigor na União Europeia, uma lei destinada a garantir que as baterias dos carros elétricos sejam recolhidas, recicladas e reutilizadas. Com o crescimento do setor dos veículos elétricos, há uma maior procura e oferta de matérias-primas para satisfazer as necessidades do mercado, nomeadamente as baterias elétricas. O Pacto Ecológico Europeu, tem em vista a transição ecológica e já está a tomar medidas para acelerar o processo de neutralidade climática até 2050. O mercado dos veículos elétricos tem crescido nos últimos anos e consequentemente a produção de aterias elétricas também. Prevê-se que a extração de lítio no planeta fique 3% a baixo das necessidades que o mercado enfrenta, com uma procura de 989 mil toneladas e uma produção próxima das 964 mil toneladas em 2023. Não só a oferta é inferior à procura como assistimos a fenómenos de alterações climáticas extremos, que obrigam a uma maior preocupação pela manutenção da saúde do planeta. Em agosto entrou em vigor na União Europeia (UE), uma nova lei destinada a garantir que as baterias dos carros elétricos sejam recolhidas, recicladas e reutilizadas. Estas medidas procuram assegurar que a pegada de carbono das baterias seja menor, utilizem o mínimo de substâncias prejudiciais ao meio ambiente e serem recolhidas, recicladas e reutilizadas em grande escala nos estados-membros. Esta lei pretende acelerar o alcance dos objetivos estipulado pelo Pacto Ecológico Europeu, tendo em vista a transição ecológica, o apoio à mobilidade sustentável e a contribuição para a neutralidade climática até 2050. O regulamento pretende garantir que as baterias elétricas disponíveis no mercado da UE, contenham o máximo de substâncias não prejudiciais para o ambiente e apenas as substâncias nocivas que sejam imprescindíveis para a produção das baterias. Algumas das matérias que geram maior preocupação ambiental, são a extração e produção de lítio e de cobalto. A extração destas matérias só por si não tem impacto significativo no meio ambiente, no entanto, para a sua mineração são necessárias grandes máquinas industriais e consequentemente o consumo excessivo de recursos hídricos, a devastação de flora e vida animal, resultando num impacto significativo no meio ambiente e alterações climáticas. A partir de 2025, serão adicionados gradualmente objetivos para a acelerar a eficiência e eficácia da reciclagem. Está ainda previsto que a partir de 2027, os consumidores possam retirar e substituir as baterias portáteis dos seus produtos eletrónicos em qualquer momento do seu ciclo de vida, tendo em vista prolongar a vida dos produtos antes de os eliminarem definitivamente e contribuir para a redução dos resíduos pós-consumo. As empresas fabricantes, terão a obrigação de informar o consumidor sobre as características das baterias, através de um QR Code e em simultâneo transmitir os riscos sociais e ambientais associados ao aprovisionamento, processamento e comercialização de matérias-primas como o lítio, o cobalto, entre outras, presentes nas respetivas baterias. A procura de baterias está a aumentar rapidamente à escala mundial e 17% da procura tem origem na EU. É publico que Portugal pretende afirmar-se como um país na vanguarda das energias renováveis e preservação ambiental na Europa. Nos distritos de Coimbra, Viseu, Castelo Branco, Guarda, Porto, Braga e Vila Real, têm sido desenvolvidas ações de prospeção de lítio para avaliar o impacto ambiental da sua extração e produção de baterias em seis pontos estratégicos, com uma área total de 1495 metros quadrados. Está previsto que em Sines, até ao final de 2025, a chinesa CALB (China Aviation Lithium Battery Tecnology) instale uma nova fábrica de baterias de lítio, com o objetivo de ser uma das maiores fabricantes de toda a Europa. Em Setúbal, a empresa Aurora Lithium que resultou da parceria entre a Galp e a sueca Northvolt, prevê a criação de uma fábrica de produção de lítio até 2025, com capacidade de produção anual entre 28 mil e 35 mil toneladas de hidróxido de lítio e equipar 700 mil automóveis. Na mina do Barroso, no distrito de Vila Real, onde a inglesa Savannah Resources prevê iniciar a mineração de lítio até ao final de 2026, observa-se uma grande contestação por parte da população local, mesmo após a declaração de impacto ambiental favorável efetuada em maio deste ano.
Ler MaisRadares de velocidade média: novos radares a partir de 1 de setembro
A partir de 1 de setembro vão ser instalados 37 novos radares de velocidade nas estradas portuguesas, dos quais 12 calculam a velocidade média. É publico que em breve vão ser instalados radares com capacidade para monitorizar a velocidade média dos automóveis nas principais estradas nacionais. Dos 37 novos radares previstos para setembro, 12 têm a capacidade de medir a velocidade média nas seguintes estradas portuguesas: A1 Santarém (65,2 km) – Velocidade média Mealhada/Anadia (217,4 km) – Velocidade média Vila Nova de Gaia (292,9 km) Vila Nova de Gaia (292,4 km) A2 Albufeira (233,1 km) A25 Águeda (42,5 km) – Velocidade média A3 Braga (38,1 km) – Velocidade média Trofa (16,9 km) – Velocidade média A42 Paços de Ferreira (9,1 km) – Velocidade média A44 Vila Nova de Gaia (4,5 km) A7 Guimarães (33,3 km) Guimarães (33,7 km) EN10 Montijo (75,7 km) – Velocidade média Vila Franca de Xira (110,7 km) – Velocidade média EN101 Guimarães (110,7 km) EN103 Barcelos (22,9 km) EN105 Santo Tirso (20 km) EN109 Figueira da Foz (100,7 km) – Velocidade média Figueira da Foz (110,4 km) EN119 Benavente (28 km) EN125-10 Faro (1,4 km) EN14 Maia (6,1 km) EN18 Belmonte (19,6 km) EN206 Fafe (46 km) EN211 Marco de Canaveses (1,4 km) – Velocidade média EN234 Nelas (88,7 km) EN251 Coruche (39,2 km) EN252 Palmela (5,2 km) Palmela (9 km) EN260 Beja (13,4 km) EN5 Montijo (6 km) IC17 Loures (19,1 km) IC19 Sintra (8,2 km) – Velocidade média IC2 Loures (9,8 km) – Velocidade média Coimbra (183,3 km) Águeda (239 km) IP7 Lisboa (3,4 km) Ainda com datas por definir, está a instalação dos seguintes radares: A20 Porto (9,8 km) A29 Vila Nova de Gaia (45,8 km) – Velocidade média Vila Nova de Gaia (47,3 km) – Velocidade média Vila Nova de Gaia (48,7 km) Vila Nova de Gaia (48,8 km) Santa Maria da Feira/Espinho (35 km) – Velocidade média A43 Porto (1,7 km) Porto (1,8 km) EN114 Montemor-o-Novo (170 km) EN125 Albufeira (74,6 km) EN18 Évora (276,1 km) – Velocidade média Beja (366 km) – Velocidade média EN378 Sesimbra (13,2 km) – Velocidade média EN4 Alcochete (24,8 km) – Velocidade média EN6-7 Cascais (2,7 km) IC1 Alcácer do Sal (548,6 km) Palmela (539,2 km) – Velocidade média Ourique (680 km) – Velocidade média Ourique (686,9) – Velocidade média Loures (14,2 km) Odivelas (17,9 km) Rio Maior (65,3 km) – Velocidade média Coimbra (190,8 km) IC8 Sertã (115 km) IP3 Coimbra (49,9 km) Os radares de velocidade média, para alem de terem a capacidade de registar fotografias e identificarem os veículos à semelhança dos atuais radares de velocidade instantânea, registam o horário em que os veículos passa pelo ponto inicial e pelo ponto final da estrada monitorizada, calculando a velocidade média a que o veículo circula entre os dois pontos. A precisão e eficácia destes novos radares é superior e a sua instalação tem como objetivo reduzir a sinistralidade rodoviária.
Ler MaisRadares à vista: o site que informa os locais exatos onde estão os radares
O site Radares à Vista da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), dá a conhecer as localizações exatas dos radares de velocidade instantânea e velocidade média em Portugal. O site Radares à Vista foi lançado pela ANSR, com o objetivo de dar a conhecer um mapa interativo que permite os utilizadores consultarem as localizações exatas dos radares de velocidade instantânea e velocidade média. O site permite ainda consultar os radares por estrada, distrito e concelho e ainda descarregar os mapas com os radares e a respetiva localização por cada localidade. O Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) foi criado em 2016 com o objetivo de reforçado a segurança rodoviária em Portugal. Para alem dos 37 radares que vão entrar em funcionamento dia 1 de setembros, estão previstos mais 25 nos próximos meses, resultando num aumento de 62 radares, passando de 61 para 123 os locais de controlo de velocidade. Dos 62 novos locais de controlo de velocidade, 23 dos novos radares serão de controlo de velocidade média e os restantes 39 de velocidade instantânea, com o objetivo de reduzir os sinistros nas estradas com maior taxa de acidentes em Portugal. Os radares estão devidamente sinalizados com sinais de trânsito de velocidade instantânea (sinal H43) e sinais de velocidade média (sinal H42). Para saber onde estão localizados consulte a lista detalhada. Está previsto que 70% destes novos radares estejam instalados fora de autoestradas, nomeadamente em Estradas Nacionais e Itinerários Principais e Complementares, onde ocorrem 47% dos acidentes rodoviários com vítimas mortais. Segundo dados na ANSR, desde o início de atividade do SINCRO, observou-se uma queda de 36% de acidentes com vítimas, 74% de vítimas mortais, 44% de feridos graves e 36% de feridos leves.
Ler MaisOnde estão os RADARES no mês de agosto?
A Polícia de Segurança Pública (PSP) disponibiliza todos os meses a lista de radares que vão estar a monitorizar a velocidade dos veículos nas principais estradas de Portugal. Consulte a lista de radares que vão estar operacionais até final do mês de agosto de 2023 e evite ser multado, perder pontos ou ficar sem a carta de condução. O planeamento indicativo está sujeito a alterações pontuais conforme divulgado pela PSP. Mantenha a distância de segurança. E saiba que tem sempre direito à defesa! A Multa Zero deseja-lhe boas viagens. AÇORES 03/Ago – 08h00 – Estrada Príncipe Alberto do Mónaco, Freguesia das Angústias – Horta 10/Ago – 08h00 – Ladeira Grande, Freguesia da Ribeirinha – Angra do Heroísmo 11/Ago – 15h45 – Eixo Sul – Rosário 12/Ago – 17h00 – ER 1 – São Roque 20/Ago – 08h00 – ER Terreiro das Covas – Angra do Heroísmo 21/Ago – 08h00 – ER Caminho da Cidade – Angra do Heroísmo 30/Ago – 16h00 – Av. Gago Coutinho e Sacadura Cabral – Horta AVEIRO 03/Ago – 09h30 – Rua Cimo de Vila – Ovar 07/Ago – 07h45 – Av. Europa – Aveiro 08/Ago – 09h30 – Rua António Soares Leite – Santa Maria da Feira 11/Ago – 13h45 – Av. Europa – Aveiro 12/Ago – 07h45 – Rua de Viseu – Aveiro 16/Ago – 09h30 – Av. 32 – Espinho 24/Ago – 07h45 – Rotunda da Rua General Costa Cascais – Aveiro 24/Ago – 09h30 – Rua das Águas – São João da Madeira 24/Ago – 15h45 – Av. da Universidade – Aveiro BEJA 03/Ago – 09h00 – Rua Manuel Joaquim Delgado – Beja 08/Ago – 09h00 – Rua Francisco Miguel Duarte – Beja 14/Ago – 16h00 – Av. Salgueiro Maia – Beja 21/Ago – 09h00 – Rua Francisco Miguel Duarte – Beja BRAGA 02/Ago – 08h30 – Circular Urbana de Guimarães – Guimarães 09/Ago – 09h00 – Circular de Barcelos – Barcelos 17/Ago – 10h00 – Frei Bartolomeu dos Mártires – Braga 29/Ago – 15h00 – Av. António Macedo – Braga BRAGANÇA 07/Ago – 16h00 – Av. Abade de Baçal – Bragança 14/Ago – 08h00 – N 15 – Mirandela 16/Ago – 08h00 – São Lourenço – Bragança 25/Ago – 08h00 – Olímpio Guedes de Andrade – Mirandela CASTELO BRANCO 11/Ago – 08h00 – Av. da Europa – Castelo Branco 24/Ago – 08h00 – Av. Professor Dr. Egas Moniz – Castelo Branco COIMBRA 02/Ago – 08h30 – Av. Dr. Mário Soares – Figueira da Foz 11/Ago – 09h00 – Ponte Rainha Santa Isabel – Coimbra 21/Ago – 09h00 – Rua da Boucinha – Coimbra 28/Ago – 09h00 – Av. Dr. Francisco Sá Carneiro – Figueira da Foz 31/Ago – 09h00 – Av. Elísio de Moura – Coimbra ÉVORA 02/Ago – 09h00 – EN 18, Bairro do Frei Aleixo – Évora 08/Ago – 15h00 – EN 18 – Estremoz 10/Ago – 09h00 – ER 114 – A Estrada de Arraiolos – Évora 21/Ago – 10h00 – Av. Rainha Santa Isabel – Estremoz 30/Ago – 15h00 – EN 18 – Estremoz 31/Ago – 09h00 – EN 114 Av. Túlio Espanca – Évora FARO 03/Ago – 09h00 – Av. de Castro Marim – Vila Real de Santo António 09/Ago – 09h00 – Av. de Castro Marim – Vila Real de Santo António 09/Ago – 09h30 – Av. V6 – Portimão 11/Ago – 08h00 – Rua da Cruz Vermelha Portuguesa – Tavira 22/Ago – 08h00 – Rua Almirante Cândido dos Reis – Tavira 22/Ago – 09h00 – Av. Heróis de 1808 – Olhão 24/Ago – 09h00 – Estrada Moinho da Palmeira – Faro 24/Ago – 09h30 – Av. da Fonte Coberta – Lagos 28/Ago – 08h00 – Rua Almirante Cândido dos Reis – Tavira 29/Ago – 09h00 – Estrada Moinho da Palmeira – Faro 29/Ago – 09h00 – Av. de Castro Marim – Vila Real de Santo António 29/Ago – 09h30 – Av. V6 – Portimão GUARDA 04/Ago – 21h00 Via de Cintura Externa da Guarda e Rotunda da Zona Industrial – Guarda 05/Ago – 19h00 EN 18 – Guarda 07/Ago – 09h00 Estrada Municipal 577 – Guarda 28/Ago – 16h30 Av. Cónego Álvaro Quintal da Cunha – Guarda 29/Ago – 16h30 Via de Cintura Externa da Guarda e Rotunda da Zona Industrial – Guarda LEIRIA 11/Ago – 09h00 – Av. Nogent Sur Marne – Nazaré 16/Ago – 14h00 – VCI/Parque verde – Alcobaça 21/Ago – 14h00 – EN 242 – Leiria 24/Ago – 08h30 – EN 242 – Marinha Grande LISBOA 09/Ago – 20h00 – EN 10 (Alhandra/Alverca) – Alhandra 16/Ago – 09h00 – Av. Marginal (Cascais/Lisboa) – Cascais 19/Ago – 10h00 – IC 19 – Cacém 22/Ago – 08h30 – Av. Marginal (Lisboa/Cascais) – Cascais 22/Ago – 13h30 – EN 249-3 (Norte/Sul) – Porto Salvo 27/Ago – 09h00 – Av. de Lisboa – Casal de Cambra 27/Ago – 09h00 – IP 7 – Lisboa 29/Ago – 14h00 – Av. Infante D. Henrique – Lisboa 31/Ago – 09h00 – IC 2 – Santa Iria de Azóia MADEIRA 03/Ago – 20h00 – Rotunda da Pontinha – Machico 04/Ago – 19h00 – Rotunda VE 5 – Camacha 06/Ago – 08h00 – Via Expresso 4 – Meia Légua – Ribeira Brava 08/Ago – 18h00 – ER 116 – Levada dos Ilhéus 18/Ago – 18h00 – VR 1 (Este/Oeste) – Câmara de Lobos 28/Ago – 10h00 – VE 1 – Rotunda do Faial PORTALEGRE 07/Ago – 08h00 – EN 373 – Elvas 11/Ago – 08h00 – Av. de Badajoz – Portalegre 16/Ago – 08h00 – Av. Francisco Fino – Portalegre 25/Ago – 09h00 – Av. do Dia de Portugal 10 Junho de 2013 – Elvas 31/Ago – 08h00 – Av. de Badajoz – Portalegre PORTO 02/Ago – 13h00 – Est. Circunvalação 14022 – Matosinhos 03/Ago – 08h00 – R. Dr. Joaquim Nogueira dos Santos 885 – Maia 07/Ago – 08h00 – R. Fontão 212 – Vila Nova de Gaia 09/Ago – 13h00 – EN 14 (Porto/Maia) – Matosinhos 15/Ago – 13h00 – Est. Circunvalação 10908 – Matosinhos 16/Ago – 08h00
Ler MaisCarros elétricos: Características e benefícios
Fique a saber quais as características e vantagens em ter um carro elétrico. Os carros elétricos são veículos que funcionam através de motores elétricos alimentados por baterias recarregáveis. Têm ganho popularidade devido aos benefícios ambientais e econômicos que oferecem em comparação com os veículos movidos a combustíveis fósseis. Neste artigo, damos-lhe a conhecer os principais benefícios da mobilidade elétrica: A ausência de combustão e libertação de materiais poluentes, como dióxido de carbono e partículas finas para a atmosfera, fazendo destes veículos amigos do ambiente; A principal fonte de energia para os carros elétricos são baterias recarregáveis. Estas baterias armazenam eletricidade e alimentam os motores elétricos. As tecnologias de bateria estão em constante evolução, à procura de aumentar a capacidade de armazenamento, reduzir o tempo de recarga e melhorar a durabilidade; Os carros elétricos tendem a ser mais eficientes em termos de consumo de energia em comparação com os veículos a combustão. Este efeito resulta em motores elétricos com maior eficiência e capacidade em converter energia, enquanto os motores a combustão perdem; Por norma, os carros elétricos têm um custo de carregamento mais baixo do que os veículos movidos a combustíveis fósseis. Isto ocorre devido aos baixos custos da eletricidade em comparação aos combustíveis fósseis e à menor necessidade de manutenção de componentes mecânicos complexos, como motores a combustão; Os carros elétricos podem ser recarregados em casa através de tomadas elétricas convencionais ou em estações de carregamento públicas. A velocidade de recarga varia, com opções que vão desde recargas lentas durante a noite até carregamentos rápidos em estações de alta potência; Os carros elétricos têm menos peças móveis em comparação com veículos a combustão, resultando numa manutenção mais simples e menos frequente. Não há óleo de motor para trocar e menos desgaste em componentes como sistemas de transmissão; Os carros elétricos têm apresentado recursos tecnológicos como nunca se viu, que resulta não só numa melhor experiência de condução como numa condução mais segura e produtiva. Para além disto, os carros elétricos muitas vezes proporcionam um desempenho superior aos carros a combustão. É importante referir que as características de cada carro variam de acordo com o modelo e a marca do carro elétrico, bem como o avanço contínuo da tecnologia. O governo português oferece incentivos financeiros para a compra de carros elétricos, podendo contribuir com pagamentos superiores a 4000 euros na compra de um automóvel 100% elétrico. Estes incentivos têm gerado alguma polémica, havendo muitas dúvidas quanto à sua continuidade. Caso pretenda adquirir um carro 100% elétrico informe-se devidamente para usufruir de todos os benefícios a que têm direito.
Ler Mais10 cuidados a ter quando conduz no verão
Conduzir com temperaturas altas requer alguns cuidados específicos para garantir a segurança do veículo, dos passageiros e do próprio condutor. Neste artigo, damos-lhe alguns conselhos para conduzir com segurança: Verifique os líquidos do veículo: temperaturas altas podem aumentar a probabilidade de sobreaquecimento do motor. Certifique-se de que o nível de líquido de arrefecimento esteja adequado e que o sistema esteja a funcionar corretamente. Verifique os pneus: O calor pode afetar a pressão dos pneus. Mantenha-os calibrados de acordo com as especificações do fabricante para garantir um desgaste uniforme e uma condução segura. Ar condicionado: certifique-se de que o sistema de ar condicionado esteja funcionando corretamente, pois temperaturas altas no interior do veículo podem ser perigosas para os ocupantes. Também é importante verificar o nível do refrigerador do ar condicionado. Proteja-se do sol: use protetor solar, óculos de sol e roupas leves para proteger-se dos raios UV prejudiciais. Hidratação: Mantenha-se hidratado, especialmente em viagens longas. Tenha água suficiente disponível para todos os passageiros. Evite sobrecarregar o veículo: temperaturas altas podem colocar mais pressão no motor e em outros sistemas do veículo. Evite sobrecarregar o carro com bagagem ou passageiros além da capacidade recomendada. Evite estacionar ao sol: se possível, estacione à sombra ou use um protetor solar nos vidros do automóvel para evitar que o interior do veículo fique excessivamente quente. Verifique os travões: O calor pode afetar o desempenho dos travões. Certifique-se de que estão em boas condições e a funcionarem corretamente. Monitorize o painel de controle: esteja atento a quaisquer luzes de aviso ou indicadores de excesso de aquecimento no painel de controle. Se notar algo fora do comum, pare o veículo e deixe-o arrefecer antes de continuar. Planeie paragens frequentes: se estiver numa viagem longa, planeie paragens frequentes para descansar, alongar as pernas e hidratar-se. Lembre-se de que as temperaturas altas podem ter um impacto significativo nos componentes do veículo e no conforto dos passageiros. Portanto, estar atento aos cuidados mencionados ajudará a garantir uma viagem mais segura e confortável durante condições climáticas quentes.
Ler MaisCoimas aplicáveis às contraordenações em portagens
A Lei n.º 27/2023, de 4 de julho, traz alterações ao valor das coimas aplicáveis às contraordenações relacionadas com o pagamento de portagens. Foi publicada a Lei n.º 27/2023, de 4 de julho, que traz alterações significativas ao valor das coimas aplicáveis às contraordenações relacionadas com o pagamento de taxas de portagens em infraestruturas rodoviárias. Esta lei altera a Lei n.º 25/2006, de 30 de junho. De acordo com a nova legislação, as contraordenações ocorridas nessas infraestruturas são punidas com coimas de valor mínimo correspondente a 5 vezes o valor da respetiva taxa de portagem, com um limite mínimo de 25 euros. O valor máximo da coima é o dobro do valor mínimo, respeitando os limites previstos no Regime Geral das Infrações Tributárias. Comparativamente, a Lei n.º 25/2006, que se encontra ainda em vigor, estabelece um valor mínimo de coima correspondente a 7,5 vezes o valor da taxa de portagem, com um limite mínimo de 25 euros, e um valor máximo correspondente ao quadruplo do valor mínimo da coima, também respeitando os limites previstos no Regime Geral das Infrações Tributárias. A nova lei entrará em vigor no próximo ano (2024) a partir do dia 1 de julho. Esta alteração tem como objetivo atualizar e adequar o valor das coimas às infrações relacionadas ao pagamento de portagens. Mantenha-se familiarizado com a legislação de trânsito e esteja atento às regras e regulamentos específicos que regulam a sua utilização das infraestruturas rodoviárias. A legislação está em constante evolução, e é responsabilidade de cada condutor estar ciente das mudanças e cumpri-las adequadamente. Lembramos que este artigo possui apenas fins informativos e não substitui a consulta de um profissional qualificado caso tenha questões legais específicas relacionadas com portagens e contraordenações de trânsito.
Ler Mais