
O Salão Automóvel de Munique IAA Mobility 2023 apresentou ao mundo o lançamento de protótipos e de novos modelos automóveis.
O Salão Automóvel de Munique IAA Mobility 2023 decorreu entre dia 5 e 10 de setembro e apresentou ao mundo o lançamento de protótipos e de novos modelos automóveis prontos para serem produzidos pelas maiores marcas de veículos do mundo.
O Salão Automóvel de Munique deu a conhecer as principais novidades que estão prestes a surgir no setor dos automóveis, focados na eletrificação, segmento que já representa mais de 10% das vendas na Europa e cresce a um ritmo sem precedentes.
As marcas de veículos asiáticos fizeram-se evidenciar, representando 40% dos fabricantes presentes no evento. As Chinesas BYD e Leapmotor surpreenderam tudo e todos com novas tecnologias inovadoras de eletrificação. Ainda não se sabe quando vão entrar no mercado europeu, no entanto, foi notória a ambição de continuar a inovar e competir com as maiores marcas mundiais do segmento elétrico.
Mercedes, BMW e Porsche também marcaram presença no evento, mostrando a preocupação em se afirmarem no setor elétrico, desenvolvendo veículos ainda mais eficientes e à procura de estabelecer preços competitivos num mercado que ainda só é possível para alguns. Mini, Volkswagen, Opel, Cupra entre outras marcas europeias não deixaram de mostrar o caminho que querem percorrer, rumo à sustentabilidade e à mobilidade 100% elétrica.
Os grandes desafios do setor passam pela redução dos custos da matéria-prima e pelo desenvolvimento de baterias com maior autonomia, sendo estes os fatores que impedem o segmento elétrico de crescer de forma ainda mais acentuada.
Mas não foi só de carros que se fez o Salão Automóvel de Munique, trotinetas e bicicletas entre outras novidades relacionadas com a mobilidade elétrica também despertaram interesse de quem esteve presente. Autocarros e aeronaves elétricas foram algumas das grandes revelações da exposição. Mas as novidades não ficaram por aqui, a Coreana Samsung esteve presente para dar a conhecer software que vai conectar smartphones, carros e outros divises, rumo a uma sociedade totalmente conectada.