Radares de medição de peso de veículos
O Departamento de Transportes de Nova York comunicou que foram instalados radares capazes de medir o peso dos veículos. No passado dia 7 de agosto o Departamento de Transportes de Nova York comunicou na sua página oficial da rede social X, que foram instalados novos radares na autoestrada que liga Brooklyn a Queens (BQE) capazes de medir o peso bruto do veículo e também o peso por eixo. O novo sistema de radares instalado em Nova York tem a capacidade de fotografar as matrículas dos veículos e emitirem automaticamente a respetiva coima. Este projeto pioneiro foi batizado por “BQE Weigh-In-Motion” e tive início no dia 10 de agosto. Como se pode ler na publicação, os condutores inicialmente serão apenas alertados quando não respeitarem os limites de peso dos veículos por correio, após os primeiros 90 dias, quem não respeitar os pesos registados no código da estrada, será castigado com multas que poderão chegar aos 600 dólares. O motivo para a instalação destes radares deve-se ao desgaste que os veículos pesados provocam nas estradas, no entanto, esta tipologia de veículos é também dos que mais poluem o ambiente, devido ao esforço dos motores e consequentemente à sua pegada de carbono. Com o aumento das alterações climáticas, cresce a preocupação da parte das grandes organizações mundiais em criarem soluções para mitigarem os danos no meio ambiente, e o setor automóvel será dos que mais irá sofrer com este fenómeno. A Federação Europeia dos Transportes e Ambiente comunicou recentemente a necessidade em reduzir a emissão de metais poluentes para a atmosfera, para que isso aconteça, uma das medidas em cima da mesa é a redução do tamanho médio dos veículos, resultando numa menor pegada de carbono. A urgência da União Europeia em ganhar autonomia na produção de energia e reduzir significativamente a pegada de carbono, aumenta a probabilidade de os radares de medição de peso dos veículos chegarem à Europa.
Ler MaisSalão Automóvel de Munique 2023
O Salão Automóvel de Munique IAA Mobility 2023 apresentou ao mundo o lançamento de protótipos e de novos modelos automóveis. O Salão Automóvel de Munique IAA Mobility 2023 decorreu entre dia 5 e 10 de setembro e apresentou ao mundo o lançamento de protótipos e de novos modelos automóveis prontos para serem produzidos pelas maiores marcas de veículos do mundo. O Salão Automóvel de Munique deu a conhecer as principais novidades que estão prestes a surgir no setor dos automóveis, focados na eletrificação, segmento que já representa mais de 10% das vendas na Europa e cresce a um ritmo sem precedentes. As marcas de veículos asiáticos fizeram-se evidenciar, representando 40% dos fabricantes presentes no evento. As Chinesas BYD e Leapmotor surpreenderam tudo e todos com novas tecnologias inovadoras de eletrificação. Ainda não se sabe quando vão entrar no mercado europeu, no entanto, foi notória a ambição de continuar a inovar e competir com as maiores marcas mundiais do segmento elétrico. Mercedes, BMW e Porsche também marcaram presença no evento, mostrando a preocupação em se afirmarem no setor elétrico, desenvolvendo veículos ainda mais eficientes e à procura de estabelecer preços competitivos num mercado que ainda só é possível para alguns. Mini, Volkswagen, Opel, Cupra entre outras marcas europeias não deixaram de mostrar o caminho que querem percorrer, rumo à sustentabilidade e à mobilidade 100% elétrica. Os grandes desafios do setor passam pela redução dos custos da matéria-prima e pelo desenvolvimento de baterias com maior autonomia, sendo estes os fatores que impedem o segmento elétrico de crescer de forma ainda mais acentuada. Mas não foi só de carros que se fez o Salão Automóvel de Munique, trotinetas e bicicletas entre outras novidades relacionadas com a mobilidade elétrica também despertaram interesse de quem esteve presente. Autocarros e aeronaves elétricas foram algumas das grandes revelações da exposição. Mas as novidades não ficaram por aqui, a Coreana Samsung esteve presente para dar a conhecer software que vai conectar smartphones, carros e outros divises, rumo a uma sociedade totalmente conectada.
Ler MaisSaiba qual o impacto dos novos radares
As contas apontam para que o Estado receba mais 360 mil euros pelas multas processadas no primeiro dia de fiscalização dos novos radares. Segundo a ANSR, nas primeiras 24 horas cerca de 6 000 condutores foram apanhados em excesso de velocidade pelos 37 novos radares que ficaram operacionais a 1 de setembro. Apesar de ainda não terem sido processadas, as contas apontam para que caso os condutores paguem as coimas mais baixas, no valor de 60 euros, o Estado vai receber aproximadamente 360 mil euros. Desde a instalação destes novos dispositivos, o radar da EN125, ao 102,0 km (Faro), sentido Oeste-Este; o radar da A1, ao 188,6 km (Coimbra), sentido Sul-Norte; o radar da A4, ao 0,1 km (Matosinhos), sentido Este-Oeste; o radar da A29, ao 40,9 km (Vila Nova de Gaia), sentido Sul-Norte; e o radar da A23, ao 18,6 km (Vila Nova da Barquinha), sentido Este-Oeste, são os que registaram maior volume de multas em todo o território nacional. A introdução de novos radares de velocidade pode ter vários impactos na população, que podem variar dependendo da forma como esses radares são implementados e geridos. Alguns dos impactos mais comuns incluem: Redução de acidentes de trânsito: Um dos principais objetivos dos radares de velocidade é reduzir a velocidade dos veículos nas vias públicas. Isso pode levar a uma diminuição no número de acidentes de trânsito e, consequentemente, a uma redução nas lesões e mortes causadas por acidentes. Aumento da consciencialização sobre a segurança no trânsito: A presença de radares de velocidade pode aumentar a consciencialização dos motoristas sobre a importância de respeitar os limites de velocidade e seguir as regras de trânsito. Isso pode levar a uma mudança de comportamento a longo prazo em relação à segurança no trânsito. Maior cumprimento das leis de trânsito: Com a ameaça de multas por excesso de velocidade, os motoristas tendem a ser mais cuidadosos em seguir os limites de velocidade estabelecidos. Isso pode resultar numa maior conformidade com as leis de trânsito. Diminuição das receitas para o governo: Para muitos governos, a implementação de radares de velocidade é uma fonte de receita significativa, uma vez que as multas por excesso de velocidade geram dinheiro para o estado. Isso pode ser visto como positivo para o financiamento de serviços públicos, mas também pode ser controverso, com algumas pessoas alegando que os radares são usados principalmente como uma fonte de receita. Possíveis efeitos econômicos locais: Em algumas áreas, a presença de radares de velocidade pode desencorajar o tráfego em certas rotas ou regiões, o que pode afetar negativamente os negócios locais que dependem do tráfego de veículos, como postos de gasolina ou restaurantes. Reações mistas da população: A opinião da população em relação aos radares de velocidade pode ser dividida. Alguns podem vê-los como uma ferramenta eficaz para melhorar a segurança viária, enquanto outros podem considerá-los como uma fonte de incômodo e custos financeiros devido a multas. Impacto na mobilidade: Em algumas situações, a presença excessiva de radares de velocidade pode levar a uma condução excessivamente conservadora e congestionamento de tráfego, à medida que os motoristas reduzem drasticamente a velocidade para evitar multas. Isso pode afetar a mobilidade e a fluidez do tráfego em algumas áreas. Recorde-se que em Portugal, brevemente, estarão a funcionar um total de 123 radares de velocidade. Depois destes 37 ativos no passado dia 1 de setembro, a ANSR pretende adicionar mais 25 radares brevemente. Em resumo, os novos radares já começaram a ter impacto na população. A forma como estes radares são implementados e administrados, bem como a comunicação eficaz com a população sobre os seus objetivos e uso, desempenha um papel fundamental na determinação do seu impacto.
Ler MaisCoima e multa: quais as diferenças?
“Coima” e “multa” são termos frequentemente usados de forma intercambiável, mas em alguns contextos legais específicos, eles podem ter significados ligeiramente diferentes. Vamos explorar as diferenças gerais entre estes termos. Coima: Origem: O termo “coima” é mais comum em sistemas legais de países de língua portuguesa, como Portugal e Brasil. O termo “coima” é comumente usado em alguns países, como Portugal, para se referir a uma multa ou uma penalidade financeira imposta pelo Estado ou por uma autoridade competente como punição por uma infração ou violação de leis, regulamentos ou regras. A palavra “coima” é frequentemente utilizada no contexto de infrações de trânsito, violações fiscais, regulamentações ambientais, entre outras situações em que é necessário impor uma sanção monetária como forma de punição ou dissuasão. Em outros países, é mais comum utilizar o termo “multa” ou “penalidade” para se referir a essa ação. Portanto, “coima” é um termo específico de alguns países lusófonos e não é amplamente utilizado em todos os lugares de língua portuguesa Natureza: Uma coima é geralmente uma penalização pecuniária que é imposta por um órgão judicial ou autoridade competente como consequência de uma infração legal ou regulamentar. Ela é frequentemente usada para punir transgressões de natureza penal ou administrativa. Gravidade: As coimas podem variar em gravidade e são muitas vezes ajustadas com base na gravidade da infração e nas circunstâncias individuais do caso. Elas podem ser fixas ou proporcionais à gravidade da infração. Aplicação: Geralmente, as coimas são aplicadas por tribunais ou autoridades reguladoras, como polícia, agências governamentais ou autoridades de trânsito. Multa: Origem: O termo “multa” é mais abrangente e é amplamente utilizado em sistemas legais em todo o mundo. Natureza: Uma multa é uma penalização financeira imposta por um tribunal ou autoridade competente como resultado de uma violação de leis ou regulamentos. Assim como as coimas, as multas podem ser usadas para punir transgressões de natureza penal, civil ou administrativa. Gravidade: Assim como as coimas, as multas podem variar em gravidade e são frequentemente determinadas com base na gravidade da infração e nas circunstâncias individuais do caso. Aplicação: As multas podem ser aplicadas em diversos contextos legais, incluindo questões criminais, civis e administrativas. Elas podem ser usadas para punir uma variedade de infrações, desde infrações de trânsito até infrações criminais graves. Em resumo, a principal diferença entre “coima” e “multa” está na origem linguística e no uso regional. Ambos os termos se referem a penalizações financeiras impostas como resultado de infrações legais, e a diferença mais significativa está na preferência de uso de cada termo em diferentes sistemas legais. Em muitos casos, eles são equivalentes em significado e aplicação.
Ler MaisOs postos de carregamento elétricos em Portugal
Atualmente em Portugal, em média há 53 postos de carregamento elétrico por cada 100 km de estrada, resultando em mais de 3 mil postos. Segundo um estudo da Agência Internacional de Energia (IEA), as vendas de automóveis elétricos irão subir 35% em 2023 e atingir 18% das vendas globais de veículos de passageiros. Conheça os tipos de carregamento e onde estão os postos de carregamento elétricos. De acordo com a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) as vendas de carros 100% elétricos em território nacional aumentaram 34,4% em 2022, face ao ano anterior. Apesar do crescimento, a conjuntura em Portugal não facilita a democratização dos automóveis elétricos, a maioria tem pouca autonomia o que torna a escolha entre um carro a combustão e um elétrico, favorável aos veículos movidos a combustíveis fosseis. Atualmente em Portugal, em média há 53 postos de carregamento na rede pública por cada 100 km de estrada, havendo mais de 3 mil postos em Portugal. Para usar um posto de carregamento público, precisa de ter um cartão de mobilidade elétrica adquirido de um Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME). Os postos de carregamento elétrico estão localizados em espaços públicos, como estacionamentos na via pública, parques de estacionamento, centros comerciais, aeroportos ou áreas de serviço. Para poder carregar a bateria do seu automóvel terá de utilizar o cartão CEME nos postos de abastecimento: normal, semirrápido, rápido ou ultrarrápido. Normal – Potência inferior a 7,4 kW (duração: pode demorar mais de 8 horas) Semirrápido – Potência superior a 22 kW e inferior a 150 kW (duração: entre 1 hora e 1 hora e meia) Rápido – Potência entre 7,4 kW e 22 kW inclusive (duração: até 4 horas) Ultrarrápido – Potência igual ou superior a 150kW (duração: 1 hora) É importante saber que cada veículo tem a sua capacidade de carregamento e alguns têm cabos próprios para o efeito no caso de postos de carregamento normal. O valor por cada carregamento, não depende do posto de abastecimento, mas sim da entidade que comercializa a energia. Conheça a lista de postos de abastecimento elétricos em Portugal no site Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE). Fruto do desenvolvimento tecnológico prevê-se que haja uma melhoria da autonomia e espera-se que ao longo desta década, os automóveis elétricos consigam ter uma performance semelhantes aos carros a combustão.
Ler MaisMulta de estacionamento e sanções
Muitos condutores não sabem, mas existem vários tipos de contraordenações relacionadas com multas de estacionamento indevido de veículos. Vamos dar-lhe a conhecer as várias multas de estacionamento e respetivas sanções. Multa de estacionamento numa passadeira Coima: 60€ a 300€. Perda de 2 pontos e sanção acessória de inibição de conduzir de 1 a 12 meses. Não é permitido estacionar ou parar a menos de 5 metros antes de uma passagem assinalada para a travessia de peões. Multa de estacionamento no passeio, impedindo passagem de peões Coima: 60€ a 300€. Sem perda de pontos. Multa de estacionamento que condicione acessos Coima: 60€ a 300€. Sem perda de pontos. É proibido estacionar em locais por onde se faça o acesso de pessoas ou veículo a propriedades, a parques, garagens ou a lugares de estacionamento. Multa de estacionamento fora das localidades Coima 60€ a 300€. Sem perda de pontos. É proibido parar ou estacionar na faixa de rodagem (exceto em condições previstas) assim como parar ou estacionar o seu veículo a menos de 50 metros para um e outro lado de cruzamentos, curvas, rotundas, entroncamentos, ou lombas de visibilidade reduzida. A multa a pagar pode ser superior, entre os 250€ a 1250€, quando se tratar de um estacionamento noturno numa faixa de rodagem. Multa de estacionamento em lugares reservados a deficientes Coima 60€ a 300€. Perda de 2 pontos e sanção acessória de inibição de conduzir de 1 a 12 meses. É proibido estacionar em locais identificados como estacionamento reservado a pessoas com deficiência condicionadora da mobilidade. Caso seja portador de deficiência, poderá requerer o seu cartão de estacionamento no IMT. Multa de estacionamento em lugares reservados a determinado tipo de veículos Coima 60€ a 300€. Sem perda de pontos. É proibido o estacionamento nos locais reservados a determinados tipos de veículos, mediante sinalização. Outras multas de estacionamento Coima 30€ a 150€. Sem perda de pontos. O Código da Estrada identifica outros locais onde o estacionamento é proibido. O que acontece se não pagar a multa de estacionamento O condutor autuado com uma multa de estacionamento deve efetuar o pagamento da coima no prazo máximo de 15 dias úteis a contar da notificação. Caso não o faça, as consequências podem ser graves, consoante o tipo de contraordenação: Apreensão provisória da carta de condução ou do Documento Único Automóvel (DUA) Apreensão efetiva da carta de condução ou do veículo Agravamento do valor da coima, acrescido de custas processuais, se apenas pagar a coima depois de instaurado o processo administrativo pela ANSR Como contestar uma multa de estacionamento? Caso seja multado e pretenda contestar a multa deve efetuar os seguintes passos: Fazer o pagamento a título de depósito no prazo de 48 horas. Contratar os serviços de um profissional, de modo a efetuar a contestação da multa à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária dentro dos prazos. Prazos para contestar uma multa de estacionamento Dispõe de 15 dias úteis para contestar a multa, desde o primeiro dia útil seguinte à data da notificação. Se a notificação referente à infração for enviada por correio, o prazo inicia 1 ou 3 dias após a assinatura do aviso da carta registada (consoante esta seja recebida pelo próprio ou por outra pessoa). No caso de cartas simples, a contagem tem início 5 dias depois do depósito na caixa do correio, sendo a data indicada pelo carteiro no envelope a utilizar para contestar posteriormente por carta.
Ler MaisCuidados a ter quando conduz um veículo elétrico
Conduzir um carro elétrico envolve algumas considerações específicas em comparação com um veículo movido a combustíveis fósseis. Aqui estão alguns cuidados a ter em conta quando conduzir um veículo elétrico: Carregamento e autonomia: Esteja ciente da autonomia do veículo para planear paragens de carregamento, especialmente em viagens longas. Conheças os postos de carregamento disponíveis ao longo do trajeto. Monitorize o estado da bateria: Acompanhe o estado e nível da carga da bateria para evitar que fique muito baixa, o que pode afetar o desempenho e a vida útil da bateria. Condução eficiente: Pratique uma condução suave e evite acelerações e travagens bruscas para maximizar a eficiência da bateria. Recuperação de energia: Aproveite a regeneração de energia durante as desacelerações e travagens para recarregar parcialmente a bateria. Temperatura da bateria: Mantenha a bateria em uma faixa de temperatura adequada, pois temperaturas extremas podem afetar o desempenho e a vida útil da bateria. Cuidados com o carregamento: Utilize carregadores e estações de carregamento confiáveis e compatíveis com seu veículo. Evite carregamentos frequentes em rápida sucessão, pois isso pode aumentar o desgaste da bateria. Manutenção específica: Esteja ciente das necessidades de manutenção do veículo elétrico, como a verificação regular do estado da bateria e a manutenção do sistema de regeneração. Proteção contra temperatura extremas: Evite exposição prolongada a temperaturas extremas, como calor excessivo ou frio intenso, para proteger a bateria e outros componentes elétricos. Atualizações de software: Mantenha-se atualizado com as atualizações de software do veículo, tendo em conta que podem melhorar o desempenho e a eficiência do seu veículo. Segurança elétrica: Em caso de acidente, desligue a fonte de alimentação elétrica do veículo para evitar danos de maior dimensão. Painel de controle: Conheça ao detalhe as informações e indicadores específicos do veículo elétrico no painel de controle. Dirigir um veículo elétrico pode ser uma experiência gratificante e sustentável, mas requer um novo conjunto de considerações. Esteja disposto a aprender sobre as especificidades do seu veículo elétrico e a adaptar a sua abordagem de condução para obter o máximo de eficiência e durabilidade da bateria.
Ler MaisOnde estão os RADARES no mês de setembro?
A Polícia de Segurança Pública (PSP) disponibiliza todos os meses a lista de radares que vão estar a monitorizar a velocidade dos veículos nas principais estradas de Portugal. Consulte a lista de radares que vão estar operacionais até final do mês de setembro de 2023 e evite ser multado, perder pontos ou ficar sem a carta de condução. O planeamento indicativo está sujeito a alterações pontuais conforme divulgado pela PSP. Mantenha a distância de segurança. E saiba que tem sempre direito à defesa! A Multa Zero deseja-lhe boas viagens. Açores 02-set-23 | 08h00 | Eixo Norte, KM 6,6/7, Ribeirinha, DP Ponta Delgada 07-set-23 | 08h00 | Avenida Natália Correia, DP Ponta Delgada 09-set-23 | 16h00 | Avenida Alberto I Princípe do Mónaco, DP Ponta Delgada 12-set-23 | 08h00 | Eixo Sul/Norte, Km 4,4, R. Peixe, DP Ponta Delgada 09-set-23 | 08h00-16h00 | Estrada Regional do Negrito, Freguesia de S. Mateus, Concelho de Angra do Heroismo 10-set-23 | 08h00-16h00 | Ladeira Grande, Freguesia da Ribeirinha, Concelho de Angra do Heroismo 19-set-23 | 08h00-16h00 | Estrada Regional Terreiro das Covas, Freguesia da Ribeirinha, Concelho de Angra do Heroismo 20-set-23 | 08h00-16h00 | Estrada Regional Caminho da Cidade, Freguesia de Porto Judeu, Concelho de Angra do Heroismo 11-set-23 | 07H45/16h00 | Estrada Regional, Feteira, Ilha do Faial, DP horta 12-set-23 | 19h00-23h00 | Estrada do Aeroporto, Bandeiras, Madalena do Pico, Ilha do Pico, DP horta 22-set-23 | 08h00-12h00 | Estrada Regional, Criação Velha, Madalena do Pico, Ilha do Pico, DP Horta 25-set-23 | 15H45/00h00 | Estrada Regional, Pedro Miguel, Ilha do Faial, DP Horta Aveiro 04-set-23 | 08h00 | Avenida Europa (corvauto), Aveiro 05-set-23 | 14h00 | Avenida da Universidade, Aveiro 12-set-23 | 14h00 | Rotunda da Rua General Costa Cascais, Aveiro 15-set-23 | 08h00 | Avenida da Universidade, Aveiro 18-set-23 | 14h00 | Viaduto da rua de Viseu, Aveiro 22-set-23 | 08h00 | Avenida Europa (corvauto), Aveiro 25-set-23 | 14h00 | Viaduto da rua de Viseu, Aveiro 28-set-23 | 14h00 | Rotunda da Rua General Costa Cascais, Aveiro 13-set-23 | 09h30-12h00 | Avenida 32, Espinho 19-set-23 | 09h30-12h00 | Rua da Estrada Nacional, S.M. Feira 21-set-23 | 09h30-12h00 | Rua Oliveira Júnior, S.J. Madeira Beja 06-set-23 | 09h00 | Rua Manuel Joaquim Delgado, Beja 12-set-23 | 09h00 | Rua Francisco Miguel Duarte, Beja 14-set-23 | 16h00 | Avenida Salgueiro Maia, Beja 28-set-23 | 09h00 | Rua Francisco Miguel Duarte, Beja Braga 06-set-23 | 08h30 | Circular Urbana de Guimarães 06-set-23 | 14h00 | Circular Urbana de Guimarães 06-set-23 | 15h00 | Av. António Macedo, Braga 12-set-23 | 08h30 | Circular Urbana de Guimarães 15-set-23 | 10h00 | Frei Bartolomeu dos Mártires, Braga 26-set-23 | 09h00 | Variante de Famalicão, EN14 26-set-23 | 14h00 | Circular Urbana de Guimarães Bragança 04-set-23 | 08h00-13h00 | Estrada de Vinhais, Bragança 06-set-23 | 08h00-13h00 | N15, Mirandela 13-set-23 | 08h00-13h00 | Olímpio Guedes de Andrade, Mirandela 14-set-23 | 08h00-13h00 | São Lourenço (casa do Cantoneiro), Bragança Castelo Branco 11-set-23 | 17h30-19h30 | Avenida Infante D. henrique, Covilhã 15-set-23 | 09h00-1H100 | Chão Santo André, Castelo Branco 19-set-23 | 09h00-11h00 | Avª da Europa, Castelo Branco 20-set-23 | 08h30-10h30 | Alameda Pêro da Covilhã, Covilhã Coimbra 01-set-23 | 09h30 | Via Professor Augusto Vaz Serra, Coimbra 06-set-23 | 09h30 | IC-2, Banhos Secos, sentido sul/norte 13-set-23 | 09h30 | Av. Inês de Castro, Coimbra 18-set-23 | 09h30 | Ponte Rainha Santa Isabel, Coimbra 25-set-23 | 09h30 | Av. Elísio de Moura, Coimbra 13-set-23 | 08h30-11h30 | Avª. Dr. Mário Soares (junto ao complexo escolar), Figueira da Foz 18-set-23 | 09h00-11h30 | Avª. Dr. Francisco Sá Carneiro, Figueira da Foz 25-set-23 | 08h30-11h00 | Avª. Dr. Mario Soares (junto ao Centro Comercial Foz Plaza), Figueira da Foz Évora 05-set-23 | 09h00 | CM 1094 Estrada do Bairro de Almeirim, Évora 07-set-23 | 10h00 | Estrada Nacional 18, ao Gil, Estremoz 11-set-23 | 17h30 | Avª D. Manuel Trindade Salgueiro, Évora 13-set-23 | 14h00 | Avª Rainha Santa Isabel, Estremoz 20-set-23 | 15h00 | Estrada Nacional 18, ao Gil, Estremoz 26-set-23 | 09h00 | EN 114 Avenida Túlio Espanca, Évora Faro 11-set-23 | 09h00-12h00 | Rua da Cruz Vermelha Portuguesa, Tavira 12-set-23 | 09h00-12h00 | Avenida V2, Portimão 20-set-23 | 09h00-12h00 | Avenida V6, Portimão 22-set-23 | 09h00-12h00 | Rua Almirante Cândido dos Reis, Tavira 26-set-23 | 09h00-12h00 | Avenida V6, Portimão 26-set-23 | 09h00-12h00 | Av. Dr. Gordinho Moreira, Faro Guarda 12-set-23 | 09h00 | Avenida Monsenhor Mendes do Carmo, Guarda 19-set-23 | 09h00 | Via de Cintura Externa da Guarda, Guarda 20-set-23 | 09h00 | Estrada Nacional 18, Guarda Leiria 18-set-23 | 09h00-12h00 | Av. Monsenhor Bastos, Peniche 19-set-23 | 14h00-17h00 | EN356-1, Alcogulhe, Leiria 26-set-23 | 08h30-11h30 | Estrada da Nazaré, M. Grande 26-set-23 | 09h30-12h00 | EN 114.1, Imaginário, Caldas da Rainha Lisboa 06-set-23 | 09h00-12h00 | Estrada Nacional 250, Baratã, Algueirão 09-set-23 | 09h00-12h00 | IC. 19, Cacém 12-set-23 | 09h00-12h00 | Avenida Professor Doutor Armando dos Santos Ferreira – Loures 12-set-23 | 14h00-17h00 | Rua Pedro Álvares Cabral, Pontinha 13-set-23 | 08h00-16h00 | Estrada dos Salgados, Amadora 17-set-23 | 09h00-12h00 | Avenida da República, Lisboa 18-set-23 | 08h30-12h00 | Av. da República , Oeiras, Sentido Poente /Nascente 18-set-23 | 13h30-16h00 | E N 249-3 , Porto Salvo, Sentido Norte Sul 20-set-23 | 14h00-17h30 | IP. 7, Lisboa 22-set-23 | 14h00-17h30 | Avenida Infante D. henrique, Lisboa 26-set-23 | 09h00-17h00 | Avª da Marginal, Cascais 28-set-23 | 14h00-18h00 | EN 10, Km 123.7, em Alhandra, sentido VFX- AlhandraMadeira 01-set-23 | 19h00 | ER 110, Rochão, Camacha, Concelho de Santa Cruz 04-set-23 | 08h00 | ER116, Levada dos Ilhéus, Concelho do Funchal 05-set-23 | 08h00 | VR-1 Km 6.0 Oeste-Este, Quinta Grande, Concelho de Câmara de Lobos 14-set-23 | 17h00 | Avenida Sá Carneiro, Concelho do Funchal 21-set-23 | 08h00 | Rua Engº Santos Costa, Concelho de Machico 25-set-23 | 07h00 | Avenida do Amparo, Concelho do Funchal 27-set-23 | 18h00 | VR-1 Km 9.4 Este-Oeste, Concelho de Câmara de Lobos Portalegre 05-set-23 | 09h00 | EN
Ler MaisNovos radares móveis na cidade do Porto
A partir de outubro vão começar a circular dois radares móveis instalados nos carros da Divisão de Trânsito da Polícia Municipal do Porto. Este novo sistema de radares moveis tem como objetivos registar multas de forma automática a quem estacionar o veículo de forma abusiva e ainda terão o auxílio de uma pistola de controlo de velocidade. Estes radares irão circular nas ruas onde habitualmente se regista uma maior remoção de veículos por mau estacionamento. Este ano foram registados mais de 10 mil carros rebocados devido a estacionamento indevido, mais de metade do valor total do ano passado, onde a Polícia Municipal do Porto realizou 15 420 remoções de veículos e 4 176 bloqueamentos. Este sistema de radares tem a capacidade de recolher imagens das matrículas dos veículos que cometem a infração, cabendo ao agente que conduz a viatura verificar em tempo real a ocorrência. As câmaras permitem evitar que, enquanto os agentes estão a passar as primeiras multas, os condutores dos outros carros indevidamente estacionados tenham tempo de os retirar. A Divisão de Trânsito da Polícia Municipal do Porto terá ainda o auxílio de uma pistola de controlo de velocidade, utilizada nas ruas mais estreitas da cidade de forma a controlar e evitar a circulação de veículos em excesso de velocidade. A estes novos radares móveis esperados para o próximo mês, somam-se os 37 novos radares de velocidade instantânea e velocidade média espalhados pelas principais estradas do país, que entram em vigor a partir de hoje.
Ler MaisComo escolher o seguro automóvel?
Quem tem carro é obrigado a ter um seguro automóvel e é importante fazer uma análise das características e preços praticados no mercado. As apólices de seguros automóvel cobrem um conjunto alargado de danos, consoante a tipologia, além de ser possível aderir a coberturas extra. Conheça os diferentes seguros a que pode subscrever: Seguro de Responsabilidade Civil: Este é o seguro automóvel obrigatório e cobre danos corporais e materiais causados a terceiros em caso de acidente, obrigatório para todos os veículos a motor. Este seguro cobre os danos materiais e corporais causados a terceiros até ao limite de 7 milhões e 750 mil euros por sinistro (6 milhões e 450 mil euros para danos corporais e 1 milhão e 300 mil euros para danos materiais), independentemente do número de vítimas. O Seguro RC é válido em todo o território nacional, países da União Europeia, Andorra, Croácia, Estónia, Ucrânia, Islândia, Noruega e Suíça. Seguro de Danos Próprios: Este seguro cobre os danos causados ao seu próprio veículo em caso de acidente, independentemente de quem seja o culpado. Pode incluir cobertura contra incêndio, roubo, e outros tipos de danos. Seguro de Condutor: Este seguro oferece cobertura para o condutor em caso de acidente, independentemente da culpa, para despesas médicas, incapacidade permanente ou morte. É benéfico especialmente para o condutor, tendo em conta que os restantes passageiros são considerados terceiros e já estão cobertos pelo seguro de responsabilidade civil. Seguro de Assistência em Viagem: Este seguro oferece assistência em caso de avaria, acidente ou outras situações que o impeçam de continuar a viagem. Pode incluir serviços como reboque, assistência na troca de pneus, entre outros. Este seguro é válido na Europa e países junto ao Mar Mediterrâneo, a assistência ao veículo cobre reparações, reboque, repatriamento do veículo, despesas de regresso dos ocupantes, entre outros. Seguro de Proteção Jurídica: Este tipo de seguro fornece assistência jurídica em caso de litígios relacionados com o seu veículo, como disputas de responsabilidade em acidentes de trânsito. Seguro de Quebra de Vidros: Como o nome indica, este seguro cobre a substituição ou reparação de vidros partidos ou danificados no veículo, seja num acidente, com o automóvel parado ou sem ter conhecimento das causas dos danos. Não inclui espelhos retrovisores, faróis e farolins. Para alem das tipologias de seguro mencionadas, cada seguro automóvel é um seguro e é possível ter um conjunto de outras coberturas extras: Fenómenos naturais: cobre a reparação dos danos no veículo causados por tempestades, inundações, sismos, erupções vulcânicas e aluimento de terras. Veículo de substituição: Garante um veículo de substituição quando o automóvel registado na apólice está incapacitado de circular em caso de acidente ou avaria. Atos de vandalismo: Garante a cobertura de danos injustificados ou considerados de vandalismo. Danos causados na sequência de greves, manifestações, entre outros exemplos.
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